17 de novembro, 2024

Últimas:

Com mais de 9 mil casos e 12 mortes, Bauru tem maior epidemia de dengue da história

Anúncios

A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru (SP) divulgou nesta terça-feira (2) novo balanço da dengue na cidade: com mais 1.721 novos casos da doença confirmados, o município contabiliza 9.232 casos de dengue em 2019. Sendo apenas 11 deles importados de outros municípios.

Até o momento, 12 pessoas morreram por causa da doença, segundo a prefeitura, após confirmação de exames do Instituto Adolfo Lutz. A Secretaria Municipal de Saúde de Bauru ainda aguarda a confirmação de outros oito casos com mortes suspeitas por dengue.

Anúncios

Bauru lidera o ranking estadual como o município com o maior número de pessoas infectadas pela dengue em 2019 e com o novo balanço já superou a epidemia registrada em 2015, tanto em número de pessoas infectadas quanto em número de mortes por dengue.

Em 2015, Bauru registrou 8.482 casos de dengue, com seis mortes. Antes disso, as piores situações tinham sido registradas em 2013, sendo 7.434 casos, com duas mortes. Em 2011 foram 4.384 e seis mortes, e em 2007 2.064 casos.

Anúncios

Decreto

A epidemia de dengue e o alto índice de ocorrências com animais peçonhentos em Bauru (SP) fizeram com que a prefeitura publicasse um decreto de estado de emergência no final de janeiro.

Uma das ações relacionadas ao decreto é que os donos dos quase 50 mil terrenos abandonados em Bauru tiveram 30 dias para fazer a limpeza do local.

Com o fim do prazo, os proprietários que não cumpriram serão multados e deverão pagar pelo serviço de limpeza que está realizado por uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura de Bauru.

Aplicativo

A prefeitura criou um aplicativo para ajudar nas denúncias dos terrenos sujos. No primeiro dia da liberação do aplicativo para celulares, foram registradas cerca de 700 denúncias. Até o momento, já foram recebidas denúncias de 3034 denúncias, sendo 20% repetidas.

O sistema criado para denunciar áreas de risco para dengue é considerado pela administração uma das principais ferramentas para ajudar no cumprimento do decreto assinado no fim de 2018, que permite multar proprietários que mantêm terrenos sujos.

O acesso ao aplicativo está disponível no site da prefeitura, logo na página inicial. Para denunciar, o usuário deve baixar o app e depois colocar o endereço e uma foto do local relatando o problema.

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Matheus Nunes Craveiro, 22 anos, foi localizado neste sábado (16) por familiares, em Botucatu. Ele estava desorientado, em situação...

Categorias