Anúncios
Após o registro de 612 casos de dengue somente esse ano, a Prefeitura de Garça (SP) segue promovendo ações de combate ao mosquito e firmou uma parceria com imobiliárias da cidade para vistoriar imóveis que estão para venda ou locação.
O município possui, em média, 15% de imóveis fechados que se encontram nessa situação. O objetivo é vistoriar esses prédios em busca de criadouros do Aedes aegypti que precisam ser eliminados, como vasos, calhas entupidas e piscinas.
Anúncios
A proposta é que um responsável pela imobiliária acompanhe os agentes durante a fiscalização e esteja ciente das situações encontradas, a fim de providenciar a manutenção ou limpeza necessária no local.
A prefeitura também continua com a nebulização em toda a cidade para combater o mosquito que transmite a zika, febre chikungunya e febre amarela, além da dengue. Nesta quinta-feira (24), os agentes de saúde e os de endemia estarão nos bairros Hilmar Machado de Oliveira e Jardim Nova Garça.
Anúncios
A prefeitura informou que já ampliou o número de agentes para realizar o controle de criadouro e a nebulização nas casas. Nesse momento, é importante que a população colabore e autorize a entrada dos agentes nas casas conforme os protocolos do estado e do Governo Federal.
O veneno aplicado durante a nebulização mata o mosquito em sua fase adulta. Por isso, é preciso deixar que o veneno aja dentro dos imóveis, mantendo portas e janelas abertas.
A medida não é eficaz no combate ao mosquito em sua fase aquática: ovo, larva, pupa, dentro dos criadouros com água parada. Trata-se, portanto, de uma responsabilidade compartilhada com os moradores.
No centro-oeste paulista, já foram registrados quase 1,7 mil casos de dengue no primeiro trimestre de 2022. Garça assumiu a primeira colocação, com os mais de 600 casos confirmados e um óbito. Borá, a menor cidade do estado de SP, com cerca de 800 habitantes, já possui 47 casos (veja abaixo).
Casos positivos de dengue em 2022
- Garça: 612
- Paraguaçu Paulista: 459
- Tupã: 132
- Lins: 102
- Quintana: 84
- Bauru: 82
- Oriente: 63
- Ourinhos: 60
- Marília: 48
- Borá: 47
Fonte: G1