Anúncios
O Zoológico Municipal e o Jardim Botânico de Bauru (SP) foram reabertos nesta terça-feira (8) depois de ficarem mais de cinco meses fechados à visitação do público por conta das restrições impostas pela pandemia de coronavírus.
A reabertura, que será feita com restrição de público condicionada a 40% da capacidade dos parques, foi determinada no mais recente decreto publicado pela prefeitura e possível porque a cidade permaneceu na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo por quatro semanas consecutivas.
Anúncios
Segundo Astélio de Moura, diretor do Zoo de Bauru, o horário de funcionamento será o habitual, ou seja, das 8h às 16h, como forma de garantir mais tempo de visitação e evitar aglomerações.
No caso do zoo, a limitação em 40% da capacidade de público vai permitir a entrada de até 700 pessoas por período. Moura destaca que será obrigatório uso de máscara e haverá álcool gel à disposição dos visitantes. A visitação será mais limitada em alguns pontos, com mais distanciamento de recintos que não têm vidro.
Anúncios
A reabertura acontece cerca de duas semanas após o parque completar 40 anos de existência. O Zoológico de Bauru, fundado em 24 de agosto de 1980, possui uma área construída de 50 mil m² e está localizado em uma área total de 20 hectares, vizinha a uma área de preservação de cerrado de mais de 200 hectares.
Atualmente, o Zoo conta com um plantel de 700 animais, de 170 espécies, entre aves, mamíferos, répteis e peixes. Cinquenta funcionários trabalham no parque.
Nesses 40 anos de existência, o parque bauruense se destacou nacionalmente por seu trabalho de conservação da fauna, com sucesso na reprodução de algumas espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado, a ararajuba e o lobo-guará, símbolo do Zoo local.
Bosque e Horto
O Bosque Bosque da Comunidade, localizado na Vila Universitária, e o Horto Florestal, próximo ao distrito Industrial I, também foram reabertos ao público nesta terça. Para manter a segurança de usuários, os playground e os aparelhos de ginástica dos dois locais estarão interditados, assim como os banheiros.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
O uso de máscara é obrigatório. Recomenda-se o uso de garrafas de água individuais, evitando o uso dos bebedouros públicos e que o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas seja respeitado.
Está proibida a realização de piquenique e o consumo de alimentos no local, assim como a realização de ensaios fotográficos e filmagens por tempo indeterminado.
Fonte: G1