26 abril, 2024

Últimas:

Com avanço da Delta, 3ª dose da Vacina contra Covid começará em idosos e profissionais da saúde

Anúncios

Nesta quarta-feira (18), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que a aplicação da terceira dose, também chamada de dose de reforço, da vacina contra a covid-19 começará por profissionais da saúde e idosos.

Anúncios

“A gente vai começar por grupos prioritários. De novo, profissionais de saúde, os mais idosos”, anunciou Queiroga à imprensa.

O objetivo, segundo o ministro, é reforçar a proteção diante do avanço de variantes, em especial a Delta, do coronavírus.

Anúncios

“Estamos planejando aqui, para que no momento em que tivermos todos os dados científicos, número de doses suficientes, já orientar o reforço dessa vacina, isso em relação a todos os imunizantes disponíveis”, explicou o ministro.

No fim de julho, Queiroga já havia anunciado que o ministério havia encomendado um estudo para avaliar a necessidade da terceira dose naqueles que receberam a Coronavac. Segundo afirmou nesta quinta-feira, a decisão de estudar o imunizante chinês da Sinovac, fabricado no Brasil pelo Instituto Butantan, veio porque já há estudos sobre a terceira dose de outras vacinas.

“Ainda não há evidência científica sólida de como deve ser. Se deve ser o mesmo imunizante, outro, e qual o momento de fazer isso”, disse o ministro.

“Pessoas com duas doses podem adoecer, inclusive em formas graves, mas se compararmos os que se vacinaram com duas doses e aqueles que não receberam a vacina, o benefício da imunização é incontestável”, declarou Queiroga.

Além disso, o ministro reiterou que a pasta vai decidir em setembro se irá diminuir o intervalo entre as doses de Pfizer de 3 meses para 21 dias, como orienta a bula da vacina. Em agosto, a pasta espera ter distribuído doses suficientes para a primeira aplicação em adultos.

Já o secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, apresentou projeção interna do ministério sobre o ritmo de imunização. Caso seja aprovada a diminuição do intervalo entre as doses de Pfizer e a aplicação de cerca de 2,4 milhões de doses por dia, a perspectiva é de praticamente terminar a imunização de maiores de 18 anos com duas doses até o fim de outubro.

O ministro aproveitou para também rebater críticas do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em relação aos critérios de distribuição de vacinas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). O governador afirma que o estado está recebendo menos doses do que deveria.

Queiroga repetiu o que já vem afirmando que não há injustiças e que São Paulo, na verdade, havia recebido mais doses proporcionalmente que outros estados, por ter mais pessoas dentro dos grupos prioritários.


Yahoo!

Últimas

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

26/04/2024

Com o IR em alta, brasileiros buscam alternativas para aumentar rendimentos e simplificar obrigações fiscais. Investimentos...

Categorias