Anúncios
A Secretaria de Saúde de Laranjal Paulista (SP) emitiu um alerta, nesta quarta-feira (22), pedindo para que a população fique atenta à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, após os casos da doença aumentarem na cidade.
Desde o começo deste ano, ao menos 731 casos de dengue foram confirmados, sendo 317 registrados somente no mês de março. Com o aumento das infecções, o município tem realizado ações para inibir possíveis criadouros.
Anúncios
Além de divulgar boletins semanais, a Secretaria de Saúde reforçou as ações de inspeção em residências e estabelecimentos comerciais.
Já a Vigilância Epidemiológica, tem promovido ações com carros de som e distribuição de cartilhas educativas, com medidas para evitar a proliferação do mosquito transmissor, como:
Anúncios
- Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas ou qualquer outro recipiente;
- Colocar areia nos vasos de plantas;
- Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos;
- Tampar bem as latas de lixo;
- Limpar as calhas regularmente;
- Adicionar desinfetante ou água sanitária nos ralos.
Estado de São Paulo
Em todo o estado de São Paulo, ao menos 156 municípios se encontram em situação de risco e 249 em alerta.
Segundo a Secretaria da Saúde, os índices de transmissão das arboviroses estão associados à adaptação do mosquito Aedes aegypti às atuais condições ambientais.
Em 2022, foram registrados 934 casos de Chikungunya em 115 municípios, sendo 113 casos entre janeiro e fevereiro. Em 2023, no mesmo período, foram notificados 130 casos da doença em 35 municípios.
Fonte: G1