Anúncios
Com cerca de 27 mil pessoas atingidas pela enchente do Rio Acre e transbordamento de sete igarapés, a prefeitura de Rio Branco, decretou situação de emergência nesta sexta-feira (24). Os decretos foram assinados na sede da prefeitura pela prefeita em exercício, Marfisa Galvão e devem ser publicado na próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE).
São dois decretos de emergência, sendo um relacionado às enxurradas e outro com relação à inundação do Rio Acre.
Anúncios
“A decretação de situação de emergência faz com que viabilize e acelere todos os socorros que vamos prestar à comunidade. São dois decretos, um pelas enxurradas e outro pela inundação. Temos 7 mil famílias atingidas pela inundação e enxurradas. Em torno de 25 a 27 mil pessoas atingidas. Temos pessoas ainda para serem socorridas, estamos isolados via área, com a BR-364 fechada, rodovias fechadas, bairros isolados. É um desastre, tudo isso em apenas 35 horas”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente coronel Cláudio Falcão.
Os estragos deixados pela forte chuva que atingiu Rio Branco nas últimas horas são muitos. Vários pontos de alagamento, rompimento de trecho na BR-364 estão entre os prejuízos. São cerca de 7 mil famílias de 36 bairros de Rio Branco atingidas. Além disso, pelo menos, 15 comunidades rurais da capital foram afetadas.
Anúncios
Ao todo, sete igarapés transbordaram em Rio Branco. Entre eles: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade.
A prefeitura montou nove abrigos em escolas para receber as famílias desabrigadas e trabalha para abrir mais dez.
Até última atualização, 60 famílias estavam desabrigadas, totalizando cerca de 270 pessoas desabrigadas. Já entre desalojadas, ou seja, que foram removidas de locais alagados e levadas para casas de parentes, a Defesa Civil calcula que passam das 600 famílias.
A chuva começou na madrugada dessa quinta-feira (24) e até às 6h desta sexta, segundo a Defesa Civil do município, já choveu um acumulado de 187,2 milímetros, o que representa mais de 90% de todo o esperado para março, que é de 270,1 milímetros.
Com o volume de chuva, além dos igarapés, o Rio Acre subiu mais de seis metros em poucas horas. Na medição feita às 12h desta sexta, o manancial marcou 16,06 metros, acima da cota de transbordo, que é de 14 metros.
Fonte: G1