Anúncios
O gigante Jonathan se tornou a tartaruga mais velha que se tem registro ao completar 190 anos, informou o livro dos recordes no início do mês.
O animal, no ano passado, já havia recebido o título de criatura terrestre mais velha do mundo, mas agora ultrapassou o recorde da tartaruga Tu’i Malila, morta em 1965.
Anúncios
Jonathan, que mora na ilha de Santa Elena, território britânico no Atlântico Sul, tem sua data de nascimento estimada em 1832, segundo o Museu Britânico.
O animal mora na Plantation House, nome dado à residência oficial do governador da ilha – e já viu muitos deles irem e virem.
Anúncios
O gigante de quatro patas viveu por todo o reinado da rainha Elizabeth II, seu pai o rei Jorge V, e até mesmo da rainha Victoria, durante o chamado Império Britânico.
Jonathan já estava vivo, por exemplo, quando a primeira fotografia foi tirada (1838), quando a primeira ligação de telefone foi feita (1876), quando inventaram a lâmpada (1878) e quando o homem pisou na lua (1969).
Enquanto o mundo mudava, o gigante continuou o mesmo – sempre dormindo, comendo e acasalando.
O veterinário oficial da Plantation House, Joe Hollins, disse em entrevista ao livro dos recordes que Jonathan “gosta do sol, mas em dias muito quentes fica à sombra”.
Mas que quando está frio, a tartaruga mais velha do mundo prefere “se enfiar entre folhas e resto de grama cortada e ficar paradinha o dia todo”.
Fonte: G1 – Foto: Kevstan/CC BY-SA 4.0