Artigo: O Bairro de Piapara – Por Toninho Sanches

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

No domingo, 14 de julho, o Grupo de Caminhadas Papa-Trilhas realizou sua 13ª Romaria em Louvor a São Domingos – Padroeiro do Bairro de Piapara.

Com saída às 7 horas, do Ginásio Municipal de Esportes, 35 participantes iniciaram sua peregrinação através da Estrada Municipal da Bocaina, num domingo de brisa suave e um sol de inverno propício para atividades físicas.

Durante o percurso vamos dividindo a estrada com comitivas de cavaleiros, grupos de ciclistas, jipeiros e um grande movimento de veículos, todos com um só destino – Piapara.

Às 13 horas, após 6 horas de caminhada e 20 km percorridos, adentramos ao bairro de Piapara. A chegada à Igreja de São Domingos emociona e impressiona pela dimensão da mesma, bem grande em comparação com a pequena população do bairro. O interior da igreja todo ornamentado, com 25 andores, preparados para a procissão pelo bairro.

Após fazermos nossas orações de agradecimentos por mais um ano de visita ao patrono, o Grupo Papa-Trilhas se dirige ao gigante barracão de festas, uma obra grandiosa que muito dignifica os festeiros do local. Iniciamos nosso saboroso almoço, com o tradicional e reforçado churrasco no espeto, curtindo a apresentação de uma roda de violeiros no palco do salão.

Após o almoço, uma visita à antiga Estação Ferroviária de Piapara, que ali permanece como um marco a relembrar um passado pujante de muita movimentação agrícola e glórias – hoje só resta a lembrança. Após curtir cada momento desse iluminado e maravilhoso domingo, preparamo-nos para o retorno através de duas vans, especialmente fretadas para essa finalidade.

Nossos agradecimentos a todos os 35 participantes da Romaria a pé, à comissão de festas de Piapara, na pessoa do Sr. Luiz Morato e da Senhora Leize, ao Padre Orestes Gomes, Pároco responsável pela igreja.

Rogamos a São Domingos que nos abençoe com muita saúde, para que no próximo ano possamos estar juntos novamente e poder sentir toda a emoção e alegria, através dessa caminhada ao querido bairro de Piapara.



Toninho Sanches é líder do grupo de caminhadas Papa-Trilhas

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes