Artigo: Mensagens de Natal – Por André Balbi

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Mais um Natal passando pelos nossos olhos e mais uma vez nos deparamos com mensagens bonitas vindas de nossos amigos, reais ou virtuais. Tempo de refletir, tempo de es­perar. Esperar a colheita do que se plantou, ob­servar os frutos gerados neste processo de enve­lhecimento e de amadu­recimento que a vida nos impõe.

Das mensagens que li, uma me chamou a atenção em particular. Enviada pela Keith, diretora dos Pron­to Socorros municipais de Botucatu, esta mensagem fala dos nossos pedidos que são atendidos diariamente sem a gente valorizar. Tex­to para uma reflexão se o que esperamos receber não está muito distante do que a vida pode nos oferecer. Ou se o que estamos rece­bendo não é muito mais do que merecemos ou, ainda, se estamos recebendo o que merecemos.

Por falar nos Pronto So­corros adulto e infantil, uni­dades que administramos em conjunto com a Prefei­tura Municipal de Botucatu e de importância estratégi­ca assistencial única, reno­vamos o convênio HC-PMB por mais um ano.

Vamos manter esta ges­tão compartilhada que a cada ano vai se aperfeiço­ando e cuja transparência fez com que o Tribunal de Contas nada apontasse em sua avaliação anual recente.

Apesar das críticas que recebemos nas redes so­ciais, que cada vez mais se resumem a situações facilmente evitáveis se houvesse melhor relação médicos-assistentes da saúde-pacientes, podemos dizer que Botucatu tem um atendimento de urgência e emergência exemplares, muito superior a cidades maiores de nossa região como Bauru e outras mais distantes.

Nossa porcentagem de erros e reclamações é mui­to pequena quando compa­rada a outras unidades se­melhantes. O desafio maior agora é aumentar nossa eficiência sem aumentar nossos custos. Gestão, or­çamentação e produtivida­de individual são as ações que deveremos exercer muito no próximo ano.

Talvez o texto da Kei­th nos mostre um pouco do que ela recebe diaria­mente, sem precisar pedir nada no Natal.

O trabalho decente e honesto que estão rea­lizando, a confiança na equipe que integra, pla­nos futuros para melho­rar seu local de trabalho e uma grande vontade de fazer, modificar, melho­rar. Tudo isto sem nada pedir mas muito a agra­decer.

** Dr André Balbi é médico nefrologista, professor associado de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes