Artigo: Indústria automobilística: a confiança voltou – Por João Dória

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 Entre a eleição e a posse como governador, recebi notícias pouco animado­ras sobre a indústria auto­motiva em São Paulo e no Brasil. Duas grandes mon­tadoras tinham planos de deixar o país, investimen­tos estavam suspensos e demissões compromete­riam 25 mil empregos.

O setor automotivo representa 22% do PIB industrial do país. Se a indústria automobilística de São Paulo desacelerar, trabalhadores do Brasil inteiro serão prejudica­dos. Dela dependem mi­lhões de empregos em concessionárias, fabrican­tes de peças, oficinas, se­guradoras, distribuição de combustíveis, transporte de mercadorias, pesquisa e de­senvolvimento.

Com apenas 60 dias de governo, colocamos em prá­tica um plano que mudou radicalmente o panorama da indústria de veículos – o IncentivAuto.

A política industrial de São Paulo foi o gatilho que mon­tadoras precisavam para voltar a acreditar no merca­do nacional. O Brasil estava ameaçado de exclusão da cadeia produtiva global, mas voltou a ser estratégico para novos negócios.

O primeiro e maior in­vestimento foi da GM, que anunciou aporte de R$ 10 bilhões até 2024 e mais de 1,2 mil novos empregos. Em setembro, a Toyota confir­mou investimento de R$ 1 bilhão, em 2020, em um novo modelo global de au­tomóvel. Serão 300 novos empregos diretos na fábrica de Sorocaba e outros 3 mil indiretos.

A Toyota lançou o primei­ro carro triflex do mundo, movido a etanol, gasolina e eletricidade e desenvolvido por engenheiros brasileiros e japoneses.

Em agosto, a Volkswagen confirmou investimento de R$ 2,4 bilhões na fábrica de São Bernardo do Campo, com 1,5 mil novos empregos diretos. Em julho, a JCB, que fabrica retroescavadeiras e máquinas para a construção pesada, anunciou investi­mento de R$ 100 milhões na planta de Sorocaba, com 100 postos de trabalho. A Scania vai promover, a partir da fábrica de São Bernardo, uma nova geração de cami­nhões na América Latina. In­vestimento de R$ 1,4 bilhão, com 40 novas vagas.

Seis das 15 montadoras instaladas em São Paulo anunciaram novos investi­mentos. A Caoa deve con­cluir com sucesso sua ne­gociação com a Ford para preservar empregos e re­tomar a produção de cami­nhões em São Bernardo.

Após seis meses do Incen­tivAuto, podemos contabi­lizar 71 mil novos postos de trabalho, diretos e in­diretos, que foram criados ou garantidos pelo pro­grama. Entre eles, há 400 empregos da nova fábrica da Honda, em Itirapina, que deve chegar a 2021 em operação total, com 2 mil trabalhadores. Com o mercado mais agressivo, até montadoras que não aderiram ao IncentivAuto realizam investimentos.

Ações de políticas públicas, diálogo e visão de médio e longo prazos, confiança nas relações governo-indústria, regras seguras e marcos jurídicos claros. O Governo de São Paulo faz sua parte para criar, proteger e garantir empregos. E acredita e apoia a livre iniciativa.

João Doria é governador do Estado de São Paulo

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