Artigo: Fim – Por André Balbi

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

“Fim” é o nome de uma linda canção que inicia o último álbum musical do João Bosco e que tem a letra escrita pelo seu fi­lho Francisco Bosco, du­pla que se complementa criando obras marcan­tes. Vejo um grande va­lor simbólico em uma música chamada “Fim” iniciar um álbum de canções. Canções que “como as epidemias” sempre estarão recome­çando.

Entendo que todo fim an­tecede um novo começo nas nossas vidas. O fim de nossa concepção an­tecede o início de nossa gestação e seu final an­tecede nosso parto que, ao final, antecede nosso nascimento e estes ciclos continuam se repetindo. Acredito que nossas vidas sejam formadas por fins e inícios.

Os sonhos também che­gam ao fim, mas eles po­dem ser belos e marcarem o início de outros, igual­mente belos. E os sonhos continuam a entrar em nossos dias, abrindo por­tas e janelas até deixarem a luz entrar, espantando a escuridão empoeirada de nossos quartos.

Vejo pacientes chegan­do no HC de Botucatu cheios de esperanças. É o fim da busca e o início de uma possível cura ou de uma situação melhorada. E chegam ao fim que es­peravam quando vão para casa ou ao fim inesperado quando iniciam uma nova vida longe daquela que chegou ao fim.

Neste ciclo impar inevi­tável de finais e inícios, de partidas e chegadas, de sonhos e sonhos, acre­dito que vamos ficando mais maduros. Temos a maturidade trazida por vários inícios e fins. Talvez tenhamos a idade marca­da em nossos corpos, não pelos anos vividos, mas pelos fins e inícios que vivemos.

Termino dedicando esta coluna cheia de fins e iní­cios à Dra. Daniela que, nesta semana, viveu intensamente o fim de alguns sonhos enquanto aguarda o início de ou­tros.

Bons votos a todos e que nossos próximos gover­nantes tenham um bom início, parecido com o “Fim”, belo poema do Francisco Bosco, musi­cado por seu pai.

**Dr André Balbi é médiconefrologista, professor adjuntode Nefrologia da Faculdade deMedicina de Botucatu (FMB) eatual Superintendente do HCFMB.

 

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes