Artigo: Aos alunos do sexto ano de medicina e a todos nós – Por Dr. André Balbi

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Alunos da medicina, sejam benvindos ao HC para o último ano como estudantes. Tenham certeza que este será um ano único, inesquecível. Assim como inesquecível será sempre o nosso HC, este hospital onde vocês aprendem a ser médicos e que permanecerá sempre à disposição de vocês.

Como devem ter percebido, o HC está passando por algumas mudanças. Estamos tentando quebrar os muros que nos separam de nossos usuários e priorizar a humanização. Para isto precisamos contar com a apoio de todos, incluindo vocês, jovens hoje e médicos em pouco tempo.

Mesmo na crise, nosso hospital cresceu muito nos últimos anos, principalmente após a autarquização. E esperamos, nos próximos meses, avançar um pouco mais neste crescimento com a inauguração de serviços importantes como a Enfermaria de Paliativos, o novo Prédio dos Ambulatórios e a consolidação do Hospital Estadual de Botucatu como um local pleno de assistência e de ensino. Espero que a Maternidade, inaugurada há poucas semanas, seja o primeiro passo para este objetivo.

Mas também sabemos que o HC ainda tem inúmeros problemas muito importantes. Financiamento insuficiente, falta de recursos humanos, excesso de demanda de pacientes e falta de vagas associados ao empobrecimento da população. Temos que enfrentar tudo isto com a participação de todos em nível local, estadual e federal. Vamos sempre estar buscando recursos externos para crescer mais.

Gostaria de propor uma reflexão. Quero que vocês pensem no principal motivo pelo qual o HC existe. Ele existe para atender quem nos procura e quem nos procura precisa de ajuda. Cabe a nós atendê-los bem, sempre. Com o bom atendimento vem o aprendizado. Esta relação tem que ser boa para os dois lados, nossos pacientes e nós. É preciso haver diálogo, respeito e dedicação por parte de todos os profissionais da saúde diante de uma pessoa doente. Não repitam modelos de médicos autoritários e prepotentes. Nossos pacientes não merecem isto e vocês também não.

Espero que tenham um ano muito produtivo, que aprendam muito e que consigam tornar-se excelentes médicos, não apenas técnicos, mas principalmente humanos.

 

Dr André Balbi é médico nefrologista, professor associado de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.

 

Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes