Artigo: Ainda sobre os criadores de verdades – Por Dr. André Balbi

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Na minha última coluna, comentei sobre como vejo o atendimento ao paciente em um hospital de grande porte como nosso HC e fiz um paralelo com um espetáculo de teatro. Volto um pouco ainda a este tema. Em minha imaginação acredito que, no palco, estão os atores que fazem a assistência direta ao paciente.

Um elenco composto de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e tantos outros que trabalham para centenas de espectadores diariamente. Por detrás das cortinas estão os trabalhadores anônimos ao público, mas não menos essenciais. São os que fazem o espetáculo da assistência acontecer, vestidos de engenheiros, cozinheiros, técnicos de informática, participantes do financeiro, recursos humanos, compras, secretários e mais tantos outros.

Na direção do espetáculo os gestores do momento. E o público que nos assiste são os pacientes que assistimos, razão de qualquer espetáculo que possamos participar. Falei também dos criadores de verdades, pessoas desagregadoras que soltam notícias falsas como pequenos torpedos que invadem, indevidamente, nossos diálogos, atitudes e coerência, levando momentos de instabilidade ao grupo de atores que somos. Melhor esquecê-los. Sei que as centenas de atores e trabalhadores anônimos deste HC são pessoas bem intencionadas, honestas e que tratam bem seus doentes.

Deixar novas gerações surgirem espontaneamente, abrir espaço para os mais jovens sugerindo um caminho mais brando, trocar a prepotência pela experiência são as formas de combatermos os criadores de verdades. Simples assim, como terminei aquela coluna. Para finalizar, deixo minha lembrança e agradecimento ao Alexandre, secretário de meu Departamento de Clínica Médica. Depois de assistir muitos espetáculos deste teatro, Alexandre foi convocado, no último domingo, certamente por seu talento e capacidade, para auxiliar outro chefe, em local que um dia todos nós conheceremos. Boa viagem, amigo!

**Dr André Balbi é médico nefrologista, professor adjunto de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes