Artigo: A nova UDiPI – Por Dr. André Balbi

AdSense Postagem 01

Postagem Única 01 Mobile

Recentemente inauguramos mais uma unidade que vai melhorar a assistência especializada que nosso HC presta a seus pacientes. Trata-se da Unidade de Diálise para Pacientes Internados (UDiPI), destinada ao atendimento de pacientes internados no HC com diferentes doenças e cuja função renal está muito prejudicada, levando-os à necessidade de hemodiálise temporária ou definitiva. Conduzida por profissionais especializados nesta área, são poucos os hospitais públicos que contam com serviço semelhante a este.

Reproduzo algumas palavras que disse na abertura do evento, mostrando um pouco do que é o grupo da nefrologia de Botucatu, do qual eu, orgulhosamente, faço parte.

“… É muito bom estar aqui hoje inaugurando mais um novo espaço de atendimento que vai contribuir para a melhora de nossa assistência e possibilitar que nosso ensino e pesquisa se desenvolvam cada vez mais. E melhor ainda que este novo espaço esteja sob coordenação da Nefrologia.

A Nefro coordena hoje a unidade de diálise crônica com todo seu atendimento multiprofissional que cresce a cada dia, o transplante renal com sua expansão contínua e a nefrologia clínica cada vez mais valorizada. Pertenço a este grupo e sei seu valor. Sei que somos galhos longos e fortes de uma única árvore chamada Dra. Dinah.  Todos nós temos em comum a seriedade e compromisso com os pacientes que atendemos, a preocupação em integrar todos que nos acompanham e a vontade de crescermos juntos, sempre transmitindo o que apendemos e respeitando nossas diferenças.

Uma das vantagens que temos com o passar do tempo é que podemos ver a história acontecer diante de nossos olhos e participarmos dela. Alguns podem nos chamar de velhos. Eu prefiro a palavra experientes. E como velhos ou experientes é que presenciamos o crescimento contínuo deste grupo, formando residentes especializados e orientando alunos da graduação e pós-graduação de diferentes cursos. Também vimos a demanda cada vez maior de pacientes com insuficiência renal e a contínua chegada de novos médicos que possibilitaram nossa atuação ampliada no HC e na FMB, tornando o Grupo da Nefro, produtivo, capacitado e unido.

Este grupo que contou com a base formada pelos professores Habermann, Franco, Vitor e Fernanda foi ampliado pelos professores Pasqual, Jaqueline, André e Cuadrado e, mais tarde, pelos nossos ex-residentes João Henrique, Vanessa Silva, Daniela e Gustavo. Depois chegaram os mais novos, formando um conjunto com mais de 20 nefrologistas muito envolvidos com o HC e com a FMB. E se olharmos para cada um deles veremos que, mesmo sem conhecer a Dra. Dinah, todos se parecem com ela, nas atitudes e na postura. É o grupo da Dra. Dinah e sempre será assim.”

 

 

Dr. André Balbi é médico nefrologista, professor associado de Nefrologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e atual Superintendente do HCFMB.

 

Jornal Leia Notícias

Postagem Única 02 Mobile

Anunciantes