Anúncios
O estado do Colorado, nos Estados Unidos, está construindo o que promete ser a maior passagem de fauna do mundo. É uma ponte para permitir que alces, cervo, antílopes e até ursos atravessem com segurança uma das rodovias mais movimentadas do país. A estrutura, com 60 metros de largura por 63 metros de comprimento, está sendo erguida sobre a Interestadual 25 (I-25) a cerca de 80 km ao sul de Denver.
A ponte faz parte de um sistema de infraestrutura ecológica que inclui túneis subterrâneos e cercas ao longo de um trecho de 29 quilômetros entre Denver e Colorado Springs — região com histórico crítico de atropelamentos de fauna.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2025/M/N/4C2t4jQzyww0rAD5dzjA/colorado.jpeg)
Segundo o Departamento de Transporte do Colorado, antes do início das obras, o corredor viário registrava um acidente por dia envolvendo animais silvestres nos períodos de migração, na primavera e no outono. Com investimento de US$ 15 milhões e previsão de entrega é ainda em dezembro deste ano. A estrutura deve ajudar a reduzir em até 90% as colisões entre veículos e animais – um problema recorrente em regiões de alta biodiversidade e tráfego intenso.
A travessia é projetada para grandes mamíferos, especialmente alces, que tendem a evitar túneis e preferem caminhos abertos e amplos. “Alces gostam de estruturas amplas e com boa visibilidade, onde possam caminhar com seus grandes chifres sem obstáculos”, explicou o gerente ambiental do Departamento de Transporte local, Chuck Attardo, ao jornal Colorado Springs Gazette. A expectativa é que a ponte também seja usada por ursos-negros, pumas, alces e até alces-do-Canadá.
Anúncios
A localização da estrutura foi estrategicamente escolhida: a ponte conectará 39 mil acres (aproximadamente 15.780 hectares) de áreas protegidas no condado de Douglas a mais de 1 milhão de acres da Floresta Nacional de Pike. Para se ter uma ideia, 39 mil acres equivalem a mais de 22 mil campos de futebol lado a lado.

O projeto é fruto de uma parceria entre o governo estadual, o Departamento de Transporte dos Estados Unidos e organizações ambientais como o Colorado Parks and Wildlife. O financiamento vem, em sua maioria, da Lei Bipartidária de Infraestrutura de 2021, que prevê a construção de dezenas de travessias de fauna por todo o país como forma de mitigar os impactos da malha rodoviária sobre a biodiversidade.
“A fauna local precisava de uma estrutura robusta e integrada ao território. Esse modelo é eficaz justamente porque parte da lógica de que são os animais que devem sentir segurança ao atravessar”, afirmou a diretora do Departamento de Transporte, Shoshana Lew, ao canal KKTV. “E, nesse caso, estamos falando de espécies grandes. A ponte precisa ser digna delas”.
Fonte: Um Só Planeta