26 abril, 2024

Últimas:

Colômbia extradita irmã do narcotraficante ‘Otoniel’ para os Estados Unidos

Anúncios

Nini Johana Úsuga, conhecida como La Negra e irmã do narcotraficante colombiano Dairo Antonio Úsuga, o Otoniel, foi extraditada nesta sexta-feira para os Estados Unidos. Otoniel, chefe do Clã do Golfo, já cumpre pena no país.

As patroas: Jornalista britânica revela em livro poder das mulheres no narcotráfico na América Central

Anúncios

‘A Chefa’: Exército do México prende mulher de El Mencho, o traficante mais procurado do país

“Hoje, La negra, irmã de Otoniel, vai pagar por crimes de tráfico de drogas de uma prisão nos Estados Unidos. O macacão laranja a espera!”, escreveu o ministro da Defesa, Diego Molano, no Twitter.

Anúncios

La Negra havia sido capturada em março de 2021 perto de Medellín em uma operação coordenada entre a polícia colombiana e a agência antidrogas dos EUA, a DEA. Antes de embarcar no avião que a levou para os Estados Unidos, ela se apresentou à imprensa algemada e cercada por agentes da Interpol.

As autoridades colombianas a acusam de lavar o dinheiro obtido pelo Clã do Golfo, a maior rede de traficantes do país, liderada por Otoniel até sua prisão, em outubro do ano passado. Ela também é acusada de estabelecer ligações com outros cartéis.

Novos tempos: Após vitória de Gustavo Petro, última guerrilha ativa na Colômbia abre caminho para diálogo

Relembre: ‘Otoniel’: Seis meses após prisão, Colômbia extradita para os EUA o traficante mais procurado do país

Após a extradição de Otoniel para os Estados Unidos, em 4 de maio, o presidente Iván Duque, que deixa o cargo este ano, comemorou o fim do Clã do Golfo. Mas, em um desafio ao governo, o cartel determinou a suspensão de atividades em regiões e cidades do país, em plena campanha presidencial. Na época da prisão, autoridades calcularam que o Clã do Golfo teria até 4 mil membros no Exército colombiano.

O presidente eleito, o esquerdista Gustavo Petro, propôs recentemente a suspensão da extradição dos narcotraficantes, em um eventual processo de “desmantelamento pacífico do narcotráfico”.

Junto com La Negra também foram extraditados nesta sexta-feira outros seis integrantes da organização, responsáveis ​​por 30% (cerca de 300 toneladas) das exportações de cocaína do maior produtor mundial da droga.

Fonte: Yahoo!

Últimas

A Deriv promove Rakshit Choudhary de COO para co-CEO

26/04/2024

Anúncios Rakshit Choudhary foi promovido a co-CEO, juntando-se ao fundador e CEO Jean-Yves Sireau A Deriv...

Categorias