19 abril, 2024

Últimas:

Colômbia afasta militares envolvidos em casos de abuso sexual de menores

Anúncios

O Exército da Colômbia afastou nesta sexta-feira (3) mais 31 militares investigados por abuso sexual de menores, medida tomada em meio a denúncias de estupro de adolescentes indígenas por soldados.

“Esta medida administrativa foi tomada conforme as normas legais que regulam a administração do pessoal, por decisão do comandante do Exército Nacional”, indica um comunicado do alto comando militar.

Anúncios

Embora o boletim não mencione o motivo das baixas, um representante do Exército disse à agência France Presse que as mesmas estão relacionadas a supostos casos de agressão sexual.

Os militares fazem parte de um grupo de 118soldados investigados por supostos casos de abuso sexual de menores ocorridos desde 2016. Deste total, 45 já foram afastados da instituição, afirmou nesta semana o comandante do Exército, Eduardo Zapateiro.

Anúncios

“O Comando do Exército Nacional continua os trabalhos de revisão e avaliação jurídica da situação dos integrantes da instituição, com o objetivo de tomar as decisões administrativas correspondentes”, assinala o boletim divulgado hoje.

Escândalo na Colômbia

Denúncias de estupro de indígenas por militares provocaram indignação na Colômbia. Segundo dados da autoridade forense colombiana, mais de 22 mil menores de 18 anos foram vítima de crimes sexuais e 708, de homicídio, no país em 2019.

A investigação veio à tona após denúncias de abuso a uma menina de 13 anos, publicada na semana passada na imprensa colombiana. Segundo o exército, em 22 de junho um oficial em uma base em Pueblo Rico soube do ocorrido e o relatou imediatamente a um comandante de unidade, para que a denúncia fosse averiguada.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Ação contra a dengue neste domingo será em três bairros do Setor Sul da Cidade

19/04/2024

Anúncios Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a prefeitura de Botucatu, através...

Categorias