18 de maio, 2025

Últimas:

Colisões com postes em Botucatu aumentam 50% e causam interrupções de energia, alerta CPFL

Anúncios

Durante o Maio Amarelo, concessionária chama atenção para o impacto dos acidentes de trânsito na rede elétrica e no fornecimento de energia

Durante o Maio Amarelo, campanha nacional voltada à conscientização para a segurança no trânsito, a CPFL Paulista reforça os alertas sobre os impactos causados por acidentes envolvendo veículos e a rede elétrica em Botucatu. Somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 18 ocorrências que causaram interrupções de longa duração no fornecimento de energia elétrica no município — um aumento de 50% em relação ao mesmo período de 2024, que contabilizou 12 casos.

Anúncios

Acidentes afetam serviços essenciais e a população em geral

As colisões contra postes, rompimentos de cabos e interferências em estruturas aéreas não prejudicam apenas os condutores envolvidos. Essas ocorrências afetam diretamente o funcionamento de serviços essenciais, como hospitais, escolas e unidades de segurança, além de comprometer o cotidiano de centenas de moradores.

Anúncios

“Os impactos dessas colisões são significativos. A segurança é um valor inegociável da CPFL, e participamos ativamente do Maio Amarelo para conscientizar sobre os riscos que esses acidentes oferecem à população”, afirma Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia.

Atendimento técnico e reconstrução da rede

Após uma colisão contra postes, o atendimento da CPFL é realizado em duas etapas. Inicialmente, as equipes de Operação eliminam os riscos elétricos e restabelecem a energia para a maioria dos clientes. Em seguida, as equipes de Obras e Manutenção são acionadas para reconstruir a parte danificada da rede.

Segundo Clauber De Marchi Pazin, gerente de Operações da CPFL Paulista, o processo pode ser demorado dependendo da gravidade. “Em muitos casos, é preciso aguardar a perícia e a remoção do veículo para iniciarmos a substituição do poste danificado”, explica.

Condutores podem ser responsabilizados pelos danos

Caso o acidente tenha causado prejuízos à rede, o condutor poderá ser responsabilizado financeiramente. Os valores cobrados pela CPFL variam entre R$ 3 mil e R$ 14 mil, dependendo do tipo de equipamento atingido.

Dicas de segurança em colisões com a rede elétrica

A CPFL, por meio do programa Guardião da Vida, reforça recomendações de segurança:

  • Permaneça dentro do veículo após o acidente até o atendimento da concessionária.
  • Em caso de emergência, saia do veículo sem tocar na lataria, pulando com os pés juntos.
  • Pedestres não devem se aproximar da área atingida nem tentar tocar em fios ou estruturas.

Para mais orientações, acesse: www.guardiaodavida.com.br.

Maio Amarelo reforça a responsabilidade no trânsito

Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, o Maio Amarelo 2025 tem o objetivo de alertar sobre os altos índices de mortalidade no trânsito. Segundo a OMS, cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem anualmente em vias públicas no mundo. No Brasil, o trânsito tirou a vida de 392 mil pessoas entre 2010 e 2019, segundo o Ipea.

A expectativa é de que ações como as da CPFL e campanhas educativas contribuam para a redução de acidentes e promovam maior conscientização em cidades como Botucatu e em toda a região.

Imagem: Foto Arquivo TV TEM

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios DUBAI, Emirados Árabes Unidos, May 18, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) — Faltando poucos dias para a EBACE 2025, a Falcon,...

Categorias