19 abril, 2024

Últimas:

Cobra de espécie originária dos Estados Unidos é encontrada dentro de ônibus interestadual no interior de SP

Anúncios

A Polícia Militar Ambiental apreendeu uma cobra de uma espécie originária dos Estados Unidos da América (EUA) nesta terça-feira (21), em Presidente Prudente (SP). O réptil foi localizado dentro de um ônibus de transporte interestadual de passageiros.

Uma equipe policial recebeu solicitação de um funcionário de uma empresa de transportes informando que, ao fazer a limpeza do ônibus, havia encontrado um filhote de cobra.

Anúncios

Ao chegar ao local, os policiais constataram que se tratava de uma cobra-do-milho (Pantherophis guttatus).

O réptil foi recolhido e encaminhado para o Hospital Veterinário do Parque Ecológico da Cidade da Criança, em Presidente Prudente, onde ficará aos cuidados de profissionais habilitados.

Anúncios

Cobra oriunda dos Estados Unidos foi localizada dentro de ônibus interestadual em Presidente Prudente (Foto: Polícia Militar Ambiental)

Conforme a polícia, se uma pessoa for surpreendida transportando ou mantendo em cativeiro uma cobra dessa espécie, sem nota fiscal, incorrerá em infração administrativa por introduzir espécie no território do Estado de São Paulo sem licença expedida pela autoridade competente, com multa de R$ 2 mil mais R$ 200 de acréscimo por unidade, e ainda em crime ambiental, com pena de detenção, de três meses a um ano, e multa.

Ainda segundo a polícia, a espécie é comumente reproduzida para o comércio de bichos de estimação, nos Estados Unidos, por possuir um temperamento dócil. Possui dezenas de variações de cores, resultado principalmente da seleção artificial (reprodução em cativeiro), e não é peçonhenta.

Em idade adulta, pode medir aproximadamente 1,5 metro de comprimento. Ela mata suas presas por constrição e se alimenta de pequenos mamíferos, sendo que sua expectativa de vida é de até 14 anos.

Cobra oriunda dos Estados Unidos foi localizada dentro de ônibus interestadual em Presidente Prudente — Foto: Polícia Militar Ambiental
Cobra oriunda dos Estados Unidos foi localizada dentro de ônibus interestadual em Presidente Prudente (Foto: Polícia Militar Ambiental)

‘Cobra-do-milho’

A médica especializada em animais exóticos Luana Rodrigues Borboleta informou que a cobra é da espécie “Corn snake”, também chamada de “cobra-do-milho”, que é uma serpente norte-americana exótica no Brasil. Ainda segundo ela, não é um animal venenoso e tem venda legalizada no Brasil. O nome científico é Pantherophis guttatus.

“É uma serpente super mansa, acostumada com o manejo, fica super tranquilinha. Ela chega à média de 1,10 a 1,20 metro. A expectativa de vida é de mais ou menos 20 anos. É uma das serpentes prediletas para criação como pet”, disse.

Fonte: G1 – Foto: Polícia Militar Ambiental

Últimas

Cerest Botucatu comemora 20 anos

19/04/2024

Anúncios O Cerest – Regional Botucatu,  completa 20 anos nesta sexta (19 de abril), justamente no...

Categorias