27 de dezembro, 2024

Últimas:

Clarão na madrugada no céu do estado de SP também foi visto na região de Botucatu

Anúncios

Um clarão na madrugada desta quarta-feira (3) no céu do estado de São Paulo está intrigando moradores, que estão compartilhando vídeos fotos e relatos nas redes sociais. Um vídeo gravado em Pardinho, na região de Botucatu, mostra a mesma luz no céu que foi registrada em diversas cidades do interior de SP.

YouTube video

De acordo com o G1, internautas disseram que o clarão ocorreu por volta das 5h09. Nas redes sociais, muitas pessoas especulavam o que poderia ter causado o brilho no céu. Alguns achavam se tratar da passagem de algum meteoro, por exemplo. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada.

Anúncios

O g1 entrou em contato com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) para comentar o assunto e aguarda um retorno. O clarão foi registrado na capital, e em pelo menos oito cidades do interior do estado: Aguaí, Hortolândia, Rio Claro, Amparo, Pedreira, Campinas, Sorocaba e São João da Boa Vista.

Segundo um astrônomo ouvido pela TV Globo que analisou as imagens e relatos, o mais provável é de que o clarão tenha ocorrido pela passagem de um meteoro brilhante no céu de São Paulo.

Anúncios

“Eu realmente vi os vídeos e tudo indica que é realmente um bólido [meteoro brilhante], é um asteroide, um fragmento de um asteroide que entrou na atmosfera. E esse clarão, ele é produzido no momento que esse pedaço se fragmenta em pequenos pedaços. Talvez não sobre nada que dê para descobrir no solo. Mas é um evento, relativamente, entre o comum e raro”, disse o astrônomo Thiago Signorini Gonçalves, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Nas próximas horas e próximos dias teremos mais informação sobre o que realmente foi esse evento que produziu ´[o clarão]”, completou.

Na astronomia, bólido é o nome que se dá para um meteoro brilhante. De acordo com o astrônomo, o risco de o objeto atingir alguém é pequeno.

“Sempre existe um certo risco, mas, em geral, se são alguns objetos que representam algum risco real, a gente acompanha os objetos relativamente grandes que poderiam causar algum estrago, que possa danificar prédios, que possa ter algum tipo de risco real”, falou o astrônomo. “Esse [objeto que causou o clarão nesta quarta] muito provavelmente não teria risco nenhum. Deve ser algum menor, muito pequeno, que produz um espetáculo, como se vê nesses vídeos que estão passando aí, mas não representa nenhum tipo de perigo real”.

Leia Notícias Com G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, definiu nesta quinta-feira (26) as regras para o uso obrigatório...

Categorias