19 abril, 2024

Últimas:

Cirurgia de cão baleado por vizinho em Piracicaba é bem-sucedida: ‘Por milímetros não atingiu região vital’, diz veterinário

Anúncios

A cirurgia do cão Baruk, atingido por um tiro no último domingo (3), foi um sucesso, segundo o veterinário responsável pelo caso. O cachorro passou pelo procedimento na manhã desta terça-feira (5) para retirada da bala, que estava alojada próxima ao coração.

Leia Mais:

Anúncios

Liberado após pagar fiança, ex-PM que atirou em cão em Piracicaba é proibido de residir em casa por 6 meses e de se aproximar de vizinho

Ex-PM é preso após balear cachorro do vizinho em Piracicaba; estado do animal é grave, diz CCZ

Anúncios

Baruk passou por exames na segunda-feira (4), que mostraram o local em que a bala estava. Apesar de ser um cão jovem, a cirurgia poderia trazer sequelas ao animal, conforme informou Matheus Santos, médico veterinário do Núcleo de Bem-Estar Animal.

“Deu tudo certo, a gente retirou o projétil, realmente estava alojado do lado esquerdo do animal, na região do ombro. O animal passa bem”, informou Matheus.

No entanto o procedimento foi bem-sucedido e Baruk não corre mais risco de morrer, mas ainda vai precisar de cuidados por conta dos estilhaços que ficaram nele. Os veterinários vão acompanhar a evolução do quadro clínico nos próximos dias.

Cão Baruk após cirurgia para retirar bala em Piracicaba — Foto: Reprodução/EPTV
Cão Baruk após cirurgia para retirar bala em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)

“Foi por questão de milímetros ali, centímetros, que a bala não atingiu uma região vital do animal”, completou Matheus. A bala estava em uma região de costelas dos animais e, segundo o veterinário, se tivesse adentrado a região do tórax ele poderia não ter sobrevivido.

O caso aconteceu na manhã de domingo, quando um ex-policial militar de 70 anos atirou no cachorro do vizinho. Ele foi preso em flagrante e depois liberado na audiência de custódia, mediante pagamento de fiança. Ele vai responder pelos crimes de maus-tratos a animais e porte ilegal de arma de fogo.

Cão Baruck passa por exames após ser baleado por ex-PM em Piracicaba — Foto: Reprodução/EPTV
Cão Baruck passa por exames após ser baleado por ex-PM em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)

O tutor do cão, o agricultor Celso da Silva, relatou que o disparo foi feito pelo vizinho do imóvel onde a família vive com cachorro no distrito de Tupi em Piracicaba. A arma usada na ação estava em situação irregular.

As informações foram divulgadas pela delegada que atendeu o caso, Olivia dos Santos Fonseca, e pelo veterinário Matheus Ferreira dos Santos, coordenador do Núcleo de Bem Estar Animal da Prefeitura Municipal de Piracicaba, que resgatou o animal.

Fonte: G1

Últimas

O Banco Popular lança uma nova campanha ‘We Follow Your Rhythm’ e introduz a marca sonora

18/04/2024

Anúncios Porto Rico é uma reconhecida plataforma global de talentos musicais, com uma variedade de ritmos...

Categorias