Anúncios
A cirurgia do cão Baruk, atingido por um tiro no último domingo (3), foi um sucesso, segundo o veterinário responsável pelo caso. O cachorro passou pelo procedimento na manhã desta terça-feira (5) para retirada da bala, que estava alojada próxima ao coração.
Leia Mais:
Anúncios
Ex-PM é preso após balear cachorro do vizinho em Piracicaba; estado do animal é grave, diz CCZ
Anúncios
Baruk passou por exames na segunda-feira (4), que mostraram o local em que a bala estava. Apesar de ser um cão jovem, a cirurgia poderia trazer sequelas ao animal, conforme informou Matheus Santos, médico veterinário do Núcleo de Bem-Estar Animal.
“Deu tudo certo, a gente retirou o projétil, realmente estava alojado do lado esquerdo do animal, na região do ombro. O animal passa bem”, informou Matheus.
No entanto o procedimento foi bem-sucedido e Baruk não corre mais risco de morrer, mas ainda vai precisar de cuidados por conta dos estilhaços que ficaram nele. Os veterinários vão acompanhar a evolução do quadro clínico nos próximos dias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/w/r/jhLuneTeeYjQHLpy0Qdg/baruk.jpg)
“Foi por questão de milímetros ali, centímetros, que a bala não atingiu uma região vital do animal”, completou Matheus. A bala estava em uma região de costelas dos animais e, segundo o veterinário, se tivesse adentrado a região do tórax ele poderia não ter sobrevivido.
O caso aconteceu na manhã de domingo, quando um ex-policial militar de 70 anos atirou no cachorro do vizinho. Ele foi preso em flagrante e depois liberado na audiência de custódia, mediante pagamento de fiança. Ele vai responder pelos crimes de maus-tratos a animais e porte ilegal de arma de fogo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/K/P/UoSClCQd6ZxyQ7fLceEA/whatsapp-image-2022-07-04-at-10.08.45.jpeg)
O tutor do cão, o agricultor Celso da Silva, relatou que o disparo foi feito pelo vizinho do imóvel onde a família vive com cachorro no distrito de Tupi em Piracicaba. A arma usada na ação estava em situação irregular.
As informações foram divulgadas pela delegada que atendeu o caso, Olivia dos Santos Fonseca, e pelo veterinário Matheus Ferreira dos Santos, coordenador do Núcleo de Bem Estar Animal da Prefeitura Municipal de Piracicaba, que resgatou o animal.
Fonte: G1