Anúncios
A Grande Procissão do Círio de Nazaré 2023 percorreu 3,7 quilômetros neste domingo (8), e levou mais de 2 milhões de fiéis às ruas de Belém, segundo o governo do Pará, mesmo sob calor de mais de 35ºC. A romaria saiu da Catedral da Sé e foi até a Basílica de Nazaré.
A procissão começou por volta das 7h e encerrou por volta das 12h, com a chegada da imagem ao Centro Arquitetônico de Nazaré. . A programação oficial do Círio segue ao longo de outubro e se estende até novembro.
Anúncios
A demonstração de fé é a maior romaria católica do mundo. Internautas de cerca de 20 países acompanharam a transmissão, entre eles: Estados Unidos, Japão, Áustria, França, Indonésia, Espanha, Alemanha, Paraguai, Chile, Rússia, Bolívia, Portugal, Colômbia, Países Baixos, Suíça, Irlanda e Canadá.
Entre os promesseiros, famílias que conquistaram a casa própria; outras que agradecem a cura de parentes que sobreviveram à pandemia da Covid-19; crianças vestidas de anjo em agradecimento à saúde recuperada; religiosos de matriz-africana que também são devotos de Nossa Senhora; fiéis que atravessam o trajeto do Círio de joelhos.
Anúncios
Além de inúmeros atos de devoção à padroeira da Amazônia, a procissão de 2023 foi marcada pelo calor acima do normal que foi um desafio para os promesseiros que acompanharam a romaria na corda.
O médico Flávio Freire, de 46 anos, que participa pela 12° vez como voluntário da Cruz Vermelha no Círio, destaca que as altas temperaturas foram sentidas pela equipe neste ano, por isso houve uma preparação a mais para atender aos devotos de Nazaré.
“Tivemos uma demanda maior do que o habitual em termos de desidratação. Tanto que nós pedimos suporte de água para hoje. Isso foi bem visível e notório em relação a estatística do ano passado”, detalhou o médico.
O coordenador da Defesa Civil, Denilson Bahia, destaca que uma das ocorrências mais frequentes foram os desmaios, visto a má preparação dos devotos de Nazaré.
“O que leva principalmente a esses desmaios e a má alimentação das pessoas e o calor excessivo”, descreveu o coordenador.
Fé que move multidões
A devota Claudia Vilhena já participa há 15 anos do Círio de Nazaré, realizando sempre suas promessas de joelho. Este ano o agradecimento foi além dos laços familiares, a paraense resolveu pagar a promessa que fez para o filho de uma amiga que estava no hospital e conseguiu ficar curado.
Rilson Cardoso crê que foi abençoado e levou a esposa e a filha para juntos agradecerem pela casa própria. “É muita fé, eu vim lutando com minha esposa há um tempo pra gente ter nossa casa própria e conseguimos. É muito emocionante, inexplicável. Só gratidão”, descreveu o autônomo.
Júnior Tavares esteve no Círio com os amigos para prestigiar a Grande Procissão. O grupo é de religião de matriz africana. Para eles, a união de fiéis de várias religiões também faz parte do Círio nesse período do ano.
Lídia Nunes passou em dois processos seletivos e seus pais se recuperaram de uma cirurgia. O pai fez uma cirurgia do coração e a mãe chegou até a pegar uma infecção. Lídia fez a promessa em 2022, com isso carrega uma santa que estava na casa há mais de 15 anos. Ela promete carregar a santa de 6 quilos até o fim do Círio.
O casal Elda Sousa e Wanderson Sousa tinha um sonho de ter uma casa própria. Eles vivem há mais de 15 anos juntos e sempre moraram em casa alugada ou de parentes até que em novembro do ano passado conseguiram comprar um imóvel. Esse é o primeiro ano da promessa que será cumprida pelos próximos 5 anos.
A devota Monique veio do município de Limoeiro do Ajuru, no Pará, agradecer pelas vidas do pai e tio que se curaram de quadros graves da Covid-19. A paraense começou sua caminhada de joelhos na Igreja da Sé e chegou à Basílica Santuário de Nazaré às 8h55.
São três anos que Isadora Neves, advogada e estudante de medicina vai vestida de jaleco, em reconhecimento pela oração ouvida.
“Eu pensei que não ia conseguir passar no vestibular. A cada ano é mais maravilhoso, não tem explicação. Só quem está aqui pode sentir o amor da nossa mãe. Assim eu vou para terminar o curso e venho pra sempre porque ela é muito maravilhosa, ela faz milagres”, declarou a promesseira.
Programação do Círio segue até novembro
A agenda com a programação do Círio de Nazaré 2023, informada pela Diretoria da Festa de Nazaré, segue ao longo de outubro e se estende até novembro. Confira:
8 a 21 de outubro – Programação Cultural / Círio Musical e Intercessão
Local: Concha Acústica e Capela Bom Pastor
Hora: 20h
14 de outubro – Ciclo Romaria
Local: Praça Santuário
Hora: 8h
14 de outubro – Romaria da Juventude Igreja
Local: Igreja a definir / Basílica Santuário
Hora: 16h
15 de outubro – Missa Romaria das Crianças
Local: Basílica Santuário
Hora: 7h
15 de outubro – Romaria das Crianças
Local: Praça Santuário
Hora: 8h
21 de outubro – Romaria dos Corredores
Local: Praça Santuário
Hora: 5h30
22 de outubro – Missa Procissão da Festa
Local: a definir
Hora: 7h
22 de outubro – Procissão da Festa
Local: a definir
Hora: 8h
22 de outubro – Missa de Encerramento do Círio
Local: Basílica Santuário
Hora: 18h
22 de outubro – Encerramento do Círio 2023
Local: Casa de Plácido
Hora: 19h
22 de outubro – Espetáculo de Encerramento
Local: Praça Santuário
Hora: 21h45
23 de outubro – Subida da Imagem
Local: Basílica Santuário
Hora: 6h
23 de outubro – Missa do Recírio
Local: Praça Santuário
Hora: 6h30
23 de outubro – Recírio
Local: Praça Santuário
Hora: 7h30
Novembro
4 de novembro – 4º Círio Solidário
Local: Região Santa Maria Goretti
Hora: 8h
18 e 19 de novembro – 8ª Visita da IP a Região Episcopal
Local: Região Santa Cruz
Hora: 7h
20 de novembro – Ação de Graças / Dissolução da Diretoria 2023
Local: Capela Bom Pastor e Auditório D. Zico
Hora: 19h
Fonte: G1