Anúncios
O governo de Cingapura aprovou a importação de 16 espécies de insetos em vários estágios de crescimento (adultos e larvas) considerados seguros para consumo humano e animal. A lista inclui grilos, gafanhotos, besouros, mariposas e abelhas. Também poderão ser importados produtos a base de insetos, como macarrão cru com insetos como ingrediente adicionado, chocolate e outros confeitos contendo no máximo 20% de insetos e larvas de abelha salgadas.
Segundo a Singapore Food Agency (SFA), a indústria de insetos é “nascente” e eles são “um novo item alimentar”. Os importadores devem cumprir uma série de requisitos e normas regulamentares estipuladas na legislação pertinente, incluindo padrões microbiológicos para alimentos prontos para consumo e limites para metais pesados e microtoxinas.
Anúncios
Here are 16 species of insects approved as food in Singapore. Would you try them? https://t.co/ZCY9S11c8Y pic.twitter.com/8adZU5ZoEu
— CNA (@ChannelNewsAsia) July 8, 2024
“É realmente incrível ver que eles têm uma lista tão grande de espécies aprovadas para consumo humano”, disse Skye Blackburn, entomologista e cientista de alimentos australiana que defende o consumo de insetos e vende produtos à base de insetos, ao The Guardian. “Está realmente mostrando que Cingapura é um pouco mais aberta do que pensávamos que seria para insetos comestíveis”.
A decisão de Cingapura ocorre no momento em que a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) promove o consumo de insetos como uma forma ecologicamente correta de obter proteína na dieta, tanto para humanos quanto para rebanhos.
Anúncios
Alguns pontos a se considerar é que eles têm alta “taxa de conversão”, o que significa que são eficientes em transformar energia vegetal em proteína, consomem menos alimentos que os animais tradicionais de produção alimentar e podem ser cultivados em ambientes fechados, usando menos espaço e água e produzindo menos emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo agravamento do aquecimento global.
Uma rede de restaurantes de Cingapura chamada House of Seafood já está se preparando para servir 30 pratos à base de insetos, conforme reatado pelo Straits Times. Dentre as iguarias estão sushi guarnecido com bichos-da-seda e grilos, caranguejo com ovos salgados e supervermes e almôndegas cobertas com vermes.
Consumo de insetos
Um estudo publicado este ano no periódico Scientific Reports pontua que mais de 2,2 mil espécies de insetos são comidas em 128 países, a maioria na Ásia, seguido pelo México e pela África.
Na Tailândia, na Índia, na República Democrática do Congo e na China, centenas de espécies fazem parte da rotina alimentar, enquanto o Brasil, o Japão e Camarões comem 100 ou mais espécies cada.
Fonte: Um Só Planeta