Cinco alpinistas morrem durante escalada no maior pico da Europa

Uma tempestade repentina matou cinco pessoas que escalavam o monte Elbrus, o maior pico da Europa, informou o Ministério de Emergências da Rússia nesta sexta-feira (24).

O Elbrus tem 5.642 metros de altitude e fica nas montanhas do Cáucaso, na República de Cabárdia-Balcária, na fronteira com a Geórgia.

“Conseguimos salvar 14 pessoas, que foram transportadas e atendidas por equipes médicas. Lamentavelmente, cinco pessoas morreram”, afirmou o Ministério de Emergências da Rússia em um comunicado.

Vista aérea das montanhas do Cáucaso, na Rússia, com o monte Elbrus (5.642 m) ao fundo, em foto de 9 de outubro de 2020. Cinco alpinistas morreram após uma nevasca no Monte Elbrus, o pico mais alto da Europa, em 24 de setembro de 2021. (Foto: Reprodução)

Os 19 alpinistas ficaram presos a mais de 5 mil metros de altura, após as condições meteorológicas mudarem repentinamente. Após receber um alerta, os serviços de emergência russos enviaram uma equipe de 69 pessoas e 16 veículos para o resgate.

“Os socorristas trabalharam em condições muito difíceis. A força do vento alcançou entre 40-70 metros por segundo e a temperatura caiu a 20 graus negativos”, disse o ministério.

A operação de resgate durou quase cinco horas e só terminou durante a madrugada.

Equipe do Ministério de Emergências da Rússia fazem operação de resgate a grupo de alpinistas que ficou preso ao tentar escalar o Monte Elbrus, no Cáucaso, em 23 de setembro de 2021. Cinco pessoas morreram e 14 foram socorridas. — Foto: Ministério de Emergências da Rússia via Reuters
Equipe do Ministério de Emergências da Rússia fazem operação de resgate a grupo de alpinistas que ficou preso ao tentar escalar o Monte Elbrus, no Cáucaso, em 23 de setembro de 2021. Cinco pessoas morreram e 14 foram socorridas. (Foto: Ministério de Emergências da Rússia)

Fonte: Yahoo!

Scroll Up