29 março, 2024

Últimas:

Cientistas vão tentar ‘ressucitar’ espécie de tigre extinta há 40 anos

Anúncios

O Tigre do Cáspio é uma subespécie de tigre que foi extinta por volta da década de 1960. Essas feras, que podem pesar mais de 136 quilos, estavam entre os maiores felinos que já viveram.

No entanto, um novo estudo na revista Biological Conservation sugere que eles podem ser efetivamente ressuscitados, tudo graças a outra subespécie de tigre encontrado nos misteriosos e frígidos reinos da Rússia.

Anúncios

Uma equipe de pesquisadores, financiada em parte pelo World Wildlife Fund (WWF), tem um plano ambicioso para capturar alguns destes tigres geneticamente semelhantes e reintroduzi-los de volta à Ásia Central.

O tigre do Cáspio foi condenado à morte no momento em que a Rússia colonizou o Turquestão, uma região que inclui partes da Rússia, Mongólia, China, Cazaquistão, Iraque, Afeganistão e vários outros países da Ásia Central.

Anúncios

Não só os seus habitats florestais foram rapidamente convertidos em terras de cultivo, mas eles próprios foram caçados por facções de militares para fins de diversão e treino. A abundância de porcos selvagens – suas presas – foi reduzida durante o início do século 20 também, devido à caça, catástrofes naturais e da propagação da doença.

Curiosamente, uma análise genética contemporânea de outra subespécie de tigre, a variante siberiana (Amur) encontrada na Rússia, revelou que as duas subespécies divergiram de um antepassado comum. O tigre Siberian existe, e embora classificado como “em perigo”, pode ser encontrado na região de montanha de Sikhote Alin e na província de Primorye no Extremo Oriente da Rússia.

Este projeto de mapeamento genético descobriu que o antepassado comum de ambas as subespécies colonizou a Ásia Central através de um caminho ao longo da Rota da Seda do leste da China há cerca de 10 mil anos, no final do último máximo glacial. Alguns ficaram no Turquestão e tornaram-se o tigre do Cáspio, enquanto outra população se mudou para o Extremo Oriente russo e evoluiu para o tigre siberiano.

No entanto, apesar de algumas diferenças fisiológicas muito pequenas, os tigres do Cáspio e da Sibéria são agora pensados por muitos como sendo essencialmente indistinguíveis em um nível genético. Assim, a população existente na Rússia é pensado para ser uma maneira perfeita de “reproduzir” o tigre do Cáspio.

Um local habitável já foi identificado no Cazaquistão, um que poderia apoiar uma população de 100 tigres nos próximos 50 anos. O projeto parece ter a aprovação das autoridades regionais de vida selvagem e agências governamentais.

Os tipos de presas de mamíferos que os tigres normalmente caçam, como cervos e porcos selvagens, também precisam ser reintroduzidos na área, e o suprimento de água nos reservatórios naturais precisa ser cuidadosamente regulado e conservado. Há muito o que fazer, mas poderia efetivamente trazer o tigre do Cáspio de volta dos mortos.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias