Anúncios
Cientistas acordaram pacientes em coma (e até mesmo em estado vegetativo) para que eles pudessem se comunicar com seus familiares.
A técnica funciona estimulando o cérebro com uma corrente de baixa intensidade. Dois pacientes em estado vegetativo e 13 em coma, minimamente conscientes, já mostraram novos sinais de consciência após o tratamento.
Anúncios
Pesquisadores da University of Liege, na Bélgica, disseram à New Scientist que os efeitos duram por até uma semana e oferecem esperança para pessoas com distúrbios de comunicação.
Os pacientes foram submetidos a um procedimento chamado estimulação transcraniana por corrente direta (tDCS). Algumas pessoas usam a técnica para aumentar a atividade cerebral.
Anúncios
É a primeira vez que utilizam o procedimento em pacientes em coma. O equipamento foi testado em 16 pacientes com lesões cerebrais, que não conseguiam se comunicar há três meses.
Após serem estimulados por 20 minutos ao dia, dois pacientes foram capazes de responder perguntas, movimentar partes do corpo, e outros mostraram sinais de consciência.
A Dra. Aurore Thibaut disse: “É possível encontrar dispositivos similares online, mas não conhecemos o efeito da técnica a longo prazo”.
“Precisamos descobrir o que acontece quando utilizamos o equipamento por cerca de 5 horas ao dia, ou se usarmos diariamente por três meses. Precisamos ser realmente muito cuidadosos”.
Fonte: Yahoo!