26 abril, 2024

Últimas:

Cientistas finalmente descobrem que a intuição é, de fato, uma verdade humana

Anúncios

Pesquisadores descobriram uma maneira de medir a intuição cientificamente. O que eles descobriram demonstra quão poderoso o sentimento pode ser.

Se você é um jogador de pôquer com uma mão medíocre que apenas adquire o palpite de que você não deve dobrar, ou um soldado com a sensação de que algo não está certo sobre um veículo à frente, todos experimentaram como a intuição pode nos ajudar a tomar a decisão certa.

Anúncios

Mas, embora todos, desde filósofos até neurocientistas, tenham considerado sua existência, os cientistas enfrentaram dificuldade em encontrar evidências para a existência da intuição. No passado, tudo o que os cientistas podiam fazer era ler as respostas das pessoas em pesquisas sobre como eles se sentiam ao tomar decisões.

Em um estudo de 2016 publicado na revista Psychological Science, pesquisadores inventaram uma maneira engenhosa de medir esse sentimento nebuloso. Na metade de uma tela de computador, eles mostraram aos participantes imagens em preto e branco de pontos em movimento, que lhes foi dito para assistir, para que eles pudessem identificar o caminho que estavam se movendo.

Anúncios

Na outra metade da tela, um quadrado brilhante de cor brilhou em intervalos regulares. Sem o conhecimento dos participantes, os pesquisadores tinham incorporado o quadrado piscando com uma imagem subliminar que foi projetada para evocar uma certa emoção: para alguns participantes, era uma imagem de um cachorro ou um bebê, desencadeando uma resposta emocional positiva. Para outros, era uma imagem de uma arma ou uma cobra, projetada para produzir uma resposta negativa.

Mesmo que os participantes não soubesse conscientemente que as imagens piscando existiam, eles tiveram um impacto. Aqueles que viram as imagens emocionalmente carregadas – sejam elas positivas ou negativas – não apenas determinaram em que direção os pontos estavam se movendo com mais precisão, mas o fizeram mais rapidamente e com um nível de confiança maior do que aqueles que viram imagens embaralhadas.

Importante, o maior benefício da intuição veio quando a tarefa foi mais desafiadora. Os autores do estudo sugeriram que isso significa que usamos a intuição mais quando a informação consciente é escassa. Em outras palavras, quando você não tem ideia do que fazer, seu intestino estará lá para ajudar.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Parte do Imposto de Renda pode ser revertida para doações

Parte do Imposto de Renda pode ser revertida para doações

26/04/2024

A doação de parte do Imposto de Renda para ONGs é uma prática incentivada pelo governo...

Categorias