26 abril, 2024

Últimas:

Cientistas dizem ter encontrado explicação definitiva sobre déjà vu

Anúncios

Um novo estudo apresentado na Conferência Internacional da Memória aponta uma resposta “definitiva” para o que acontece no cérebro durante a sensação chamada déjà vu – quando temos a impressão de já ter vivido a mesma situação anteriormente.

A pesquisa, da Universidade de St. Andrews, aponta  que o fenômeno ocorre como um alerta de prevenção quando alguma memória confusa é corrigida. Para comparar, seria como se o antivírus que instalamos nos computadores emitisse um alarme após encontrar algum vírus.

Anúncios

Neste caso, o nosso antivírus faria verificações sobre o que vivemos e se temos alguma memória distorcida, com partes inverídicas, emitiria um déjà vu.

Um dos autores do trabalho, o pesquisador Akira O’Connor, acrescenta outro argumento para que o déjà vu seja um “alarme” de uma memória sendo corrigida: que pessoas mais velhas tem pouquíssimos déjà vus – mas cada vez mais confusões nas suas lembranças.

Anúncios

O estudo

Os cientistas observaram um cérebro durante um déjà vu “artificial”, que foi projetado.

Eles mostravam uma série de palavras sobre um mesmo tema e faziam perguntas rápidas a fim de confundir a memória. Quando isso acontecia, o cérebro emitia um déjà vu. 

O estudo mostrou, por meio de uma ressonância,que a região do lobo frontal, geralmente associado com a tomada de decisões, era o mais utilizado durante as respostas. Os cientistas acreditam que o lobo frontal trabalha como o antivírus.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Botucatu: Motociclista sofre acidente grave em cruzamento próximo da Vital

26/04/2024

Anúncios Um motociclista de 37 anos ficou gravemente ferido, após um grave acidente de trânsito no...

Categorias