29 março, 2024

Últimas:

Cientistas descobrem 30 novas espécies de animais em cavernas na Croácia

Anúncios

Salamandra sem olhos é um dos animais descobertos na Croácia (Foto: BBC)

Cientistas croatas anunciaram a descoberta de 30 novas espécies de animais em cavernas subterrâneas após dois anos de buscas no Parque Nacional Krka, na região da Dalmácia.

O objetivo inicial dos cientistas do Instituto de Natureza da Croácia era desenvolver novos métodos de observação das criaturas que habitam o local. No entanto, eles acabaram encontrando uma biodiversidade subterrânea única no mundo (veja o vídeo).

Anúncios

“Encontramos novas espécies de coleópteros e dipluras”, disse à BBC o paleontólogo Kazimir Miculinic, membro da sociedade de Bioespeleologia da Croácia.

A bioespeleologia é o estudo biológico do ambiente subterrâneo. Os coleópteros constituem a ordem com o maior número de espécies entre os insetos. Os mais conhecidos são os besouros e as joaninhas. Já as dipluras fazem parte de uma ordem de artrópodes.

Anúncios

“Estes são nossos animais raros, nossas baleias jubarte, ainda que, temos que admitir, são pequenos e vivem debaixo da terra”, completou o especialista.

Entre os animais encontrados nas “cavernas secretas” estão ainda uma salamandra que não possui olhos, mas usa o olfato e o toque para se locomover, e uma lesma translúcida.

As cavernas ficam nos Alpes Dináricos, uma cordilheira que cobre metade do território croata e que é considerada uma região importante para a biodiversidade da fauna subterrânea a nível mundial.

Até agora, a equipe de especialistas catalogou 175 espécies que vivem nesse habitat, mas acredita-se que é possível encontrar ainda outros novos animais no futuro.

Lesma translúcida está entre os animais descobertos na Croácia (Foto: BBC)

Fonte: Yahoo!

Últimas

Midea Group lança a sua primeira história de marca ESG com uma visita VIP inesperada, destacando o seu compromisso com a sustentabilidade.

29/03/2024

Anúncios Midea Group: Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240328326026/pt/ Anúncios...

Categorias