16 de janeiro, 2025

Últimas:

Cientistas anunciam plano para “recongelar” o Ártico

Anúncios

Que o Ártico passa por um momento crítico não é novidade. Ele está 20 ºC acima da média histórica registrada, de acordo com o relatório do Instituto Meteorológico da Dinamarca.

O aquecimento global agravou e muito esssa situação, sendo assim, cientistas resolveram adotar medidas drásticas em vez de ver o gelo desaparecer da região . Para salvar o Ártico, eles pretendem “recongelar” . Mas como?

Anúncios

A ideia é instalar cerca de 10 milhões de bombas eólicas sobre um calota e trazer águas gelada do mar à superfície para restabelecer o gelo derretido. A equipe, responsável pelo “projeto”, acredita que o procedimento poderia adicionar um metro extra de gelo marinho para a camada atual – o que ajudaria a protegê-la das altas temperaturas que têm afetado a região.

“O gelo mais espesso significa um gelo mais duradouro”, afirmou Steven Desch, pesquisador e físico da Universidade Estadual do Arizona, em entrevista ao The Guardian.  Ele conta que um metro a mais de gelo significaria reverter 17 anos de derretimento.

Anúncios

Mas, para que isso funcione, o sistema precisaria bombear 7,5 kg por segundo de água. E para construir 10 milhões de bombas, seria preciso 10 milhões de toneladas de aço. Isso tudo para cobrir apenas 10% da área de 107 km2 do Ártico. E aí fica a questão: como levar tudo isso ao Polo Norte?

É claro que isso não passa de uma teoria e, provavelmente, nem vai sair do papel.Este projeto está estimado em cerca de US$ 500 bilhões. Ou seja, todos os governos do mundo teriam que se empenhar para arcar com os custos astronômicos da instalação desse ar-condicionado gigante.

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios A Cyble, líder global em soluções de cibersegurança, foi nomeada entre os fornecedores notáveis no relatório da Forrester sobre...

Categorias