Cientistas afirmam que as crianças herdam sua inteligência das mães

Em um verdadeiro golpe para os pais, cientistas afirmam que as crianças herdam sua inteligência das mães.

Devido aos genes da inteligência, transportados pelo cromossomo X, as mulheres são mais propensas a passar suas capacidades mentais adiante.

Os pesquisadores de Glasgow, Escócia, acreditam que os genes responsáveis por funções cognitivas avançadas, que são herdados dos pais, podem ser desativados automaticamente, ou seja, não têm efeito sobre os filhos.

Testes em ratos de laboratório descobriram que os espécimes que receberam mais genes maternos têm cérebros mais desenvolvidos, ao contrário daqueles que receberam mais genes paternos, que têm um corpo mais forte.

Genética: comparados às mulheres, os homens têm menos cromossomos que carregam os genes da inteligência.

Os cientistas estenderam seus estudos aos seres humanos, e após entrevistar 12.685 pessoas com idades entre 14 e 22 anos, concluíram que o QI da mãe é a melhor forma de predizer a inteligência dos filhos.

Mas embora a genética possa desempenhar um papel na inteligência, os cientistas acrescentaram que o fator ambiental também é muito importante.

Pesquisadores da Universidade de Washington acreditam que as crianças que recebem mais apoio emocional têm maior crescimento em áreas do cérebro associadas ao controle de estresse, aprendizagem e memória.

Esse forte vínculo pode vir da sensação de segurança que a criança tem, o que lhe dá a confiança necessária para resolver problemas.

Fonte: Yahoo!

Scroll Up