Anúncios
Um meteorito encontrado em uma calçada no Reino Unido trouxe consigo um material um tanto inusitado: a rocha é é composta por 12% de água extraterrestre. A descoberta animou os cientistas, que acreditam na possibilidade de estudar a formação dos oceanos terrestres a partir do material coletado.
Essa é a primeira vez na história que pesquisadores encontram água vinda de outro planeta. Estudiosos acreditam que o meteorito se formou a cerca de 4,6 milhões de anos, e que levou cerca de 300 mil anos para chegar à Terra.
Anúncios
A amostra foi coletada em fevereiro de 2021, cerca de 12 horas depois que o objeto de 500 gramas caiu. De acordo com Ashley King, pesquisador do grupo de materiais planetários do Museu de História Natural de Londres, o espécime não foi contaminado por materiais do nosso planeta.
King explicou que a composição da água, fixada nos minerais do meteorito, é muito parecida com as dos oceanos da Terra. O cientista afirma que a descoberta demonstra que asteroides podem ter contribuído na formação dos oceanos.
Anúncios
Antigamente, os cometas eram apontados como as fontes prováveis de água. No entanto, pesquisas mais novas demonstram que a queda de asteroides carbonáceos pode ter sido a principal fonte de água no planeta.
Ainda é possível que fragmentos espaciais também tenham trazido adenina, citosina, guanina, timina e uracila que formam o DNA e RNA dos seres vivos que conhecemos.
Fonte: Yahoo!