22 de outubro, 2024

Últimas:

Ciência explica por que o tempo parece passar mais rápido quando ficamos mais velhos

Anúncios

A maioria das pessoas nota que, após um certo ponto da vida, os anos parecem passar muito mais rápido.

Quando somos crianças até as férias de verão parecem durar para sempre, mas uma vez que nos tornamos adultos, o ano inteiro passa de forma quase instantânea.

Anúncios

Há diversas teorias para explicar esta sensação – incluindo o fato de que o mundo é, simplesmente, mais interessante quando somos crianças.

No entanto, o Dr. Christian Yates da Universidade de Bath, no Reino Unido, sugere que o verdadeiro motivo para esta mudança é a forma como nós percebemos o tempo.

Anúncios

Enquanto muitos imaginam o tempo pensando em décadas, Dr. Yates afirma que nossos cérebros podem percebê-lo de forma ‘logarítmica’, e não linear.

Ele explicou em um ensaio para o site The Conversation: “Percebemos um período de tempo como a proporção do tempo que nós já vivemos. O período entre dois Natais é mais longo para as crianças porque ele corresponde a uma proporção maior da sua vida até aquele momento.

“Para uma criança de dois anos um ano é metade da sua vida, o que pode parecer um período de tempo incrivelmente longo para esperar entre os seus aniversários.

“Para alguém de dez anos um ano é apenas 10% da vida (tornando a espera um pouco mais tolerável), e para alguém de 20 anos um ano corresponde a apenas 5%.

“Na escala logarítmica, para que um jovem de 20 anos experimentasse o mesmo aumento proporcional na idade que uma criança de dois anos experimenta entre seus aniversários, ele teria que esperar até completar 30 anos.

“O período decorrido entre os seus cinco e dez anos pode parecer tão longo quanto o período entre os 40 e 80 anos.”

Fonte: Yahoo!

Talvez te interesse

Últimas

Pela primeira vez no Oriente Médio e Norte da África...

Categorias