27 abril, 2024

Últimas:

Ciência de Dados: Ferramentas, habilidades e o melhor curso para você!

Anúncios

Imagine o seguinte cenário: O ano é 2024 e ao redor do mundo, cerca de 2,5 quintilhões de dados são gerados todos os dias. Imagens, mensagens, vídeos e muito mais são lançados na internet, mas tem um porém, todas essas informações estão sem qualquer cuidado, coleta, análises.

Seria uma loucura, não é mesmo? Ainda bem que nós temos os profissionais da área de dados. Para você entender melhor sobre a importância desses trabalhadores, hoje, nós vamos falar um pouco sobre os cientistas de dados.

Anúncios

Neste texto você vai:

  • Aprender o que é a ciência de dados, também conhecida como data science
  • Descobrir o que é avaliação de risco, deep learning, inteligência artificial, machine learning, análise preditiva, clusterização de dados e muito mais! 
  • Conhecer o melhor curso de cientista de dados 

O que é a ciência de dados?

Antes de entender os conceitos e ferramentas, você precisa saber o que é ciência de dados!

Anúncios

Conforme já citamos acima, existem muitos dados no mundo e sua quantidade continua crescendo todos os dias. A cada interação nas redes sociais, compras online e até pesquisas, novos dados são criados.

A ciência de dados (do inglês “data science”) é uma das grandes áreas da TI. Os cientistas de dados procuram formas de extrair informações de grandes volumes de dados que ajudem as empresas a tomar decisões e a expandir os seus negócios.

Por exemplo, um cientista de dados pode prever a demanda sazonal de bens ou a probabilidade de rotatividade de clientes.

Conceitos fundamentais 

Dentro dessa área existem diversas habilidades, ferramentas e processos que um profissional em ciência de dados deve conhecer. Bora conferir quais são elas?

Machine Learning

A ciência de dados utiliza técnicas de machine learning, também conhecido como aprendizado de máquina, para extrair insights e tomar decisões a partir de conjuntos de dados. Os algoritmos são treinados com dados e objetivos específicos, permitindo que aprendam a encontrar soluções por conta própria, sem instruções claras de programação.

Deep learning

O deep learning é uma técnica de inteligência artificial que usa redes neurais multicamadas para resolver problemas complexos, como reconhecimento de imagem ou fala. Quanto mais complexa a rede e mais dados ela processa, mais eficaz será o treinamento, proporcionando melhores resultados na análise de dados e na tomada de decisões.

Assim como no machine learning, o deep learning automatiza a descoberta de padrões nos dados, sem a necessidade de especificação manual, contribuindo para a evolução da ciência de dados e suas aplicações práticas e otimização.

Análise Preditiva

Imagine que está chegando o verão, e uma loja quer saber quais produtos terão mais potencial de vendas durante essa época. Para que não haja perda de dinheiro em investimentos errados, a loja usa a análise preditiva para saber quais produtos foram vendidos naquele mesmo tempo, mas no ano anterior.

Ou seja, a análise preditiva usa estatísticas e algoritmos de aprendizado de máquina para prever eventos futuros ou tendências com base em dados históricos e padrões identificados.

Avaliação de riscos

Já a avaliação de riscos, como o próprio nome já traz, busca fazer uma avaliação dos riscos, garantindo que as análises e decisões baseadas em dados sejam confiáveis, justas e úteis.

Clusterização de dados

A clusterização de dados é uma técnica utilizada para agrupar pontos de dados semelhantes em grupos chamados clusters. Isso ajuda a encontrar padrões semelhantes e estruturas nos dados, facilitando a compreensão e análise.

Curso de Cientista de Dados

Agora que você já conhece um pouco de data science – ciência de dados -, deve estar se perguntando ‘Qual curso de cientista de dados eu deveria fazer?’, e é claro que nós temos uma dica para você que quer migrar para a área de ciência de dados e aprender. 

Qual é a nossa indicação? A TripleTen, um bootcamp que veio de lá dos Estados Unidos diretamente para o Brasil. Premiado no exterior, a TripleTen oferece um curso de cientista de dados completo, com formação de 9 meses.

Durante esse tempo de bootcamp, você vai aprender otimização, machine learning, SQL, análise exploratória de dados, aliar a inteligência artificial ao seu dia a dia e muito mais!

Além disso, ao longo desta jornada, você é acompanhado(a) por uma equipe experiente no mercado, com tutores que trabalham em empresas da área de tecnologia, revisores de código que vão ajudar você a ter certeza de que o seu projeto está de acordo, suporte todos os dias, community managers para te auxiliar durante todo o bootcamp e claro, um mentor de carreira para desenvolver soft skills.

A TripleTen é boa mesmo? Nada melhor que um aluno responder!

Para essa pergunta, resolvemos deixar um aluno do bootcamp da ciência de dados da TripleTen, Jean Rocateli, para responder. Confira abaixo! 

“Eu indicaria a TripleTen, inclusive indico para quem me pergunta sobre o que eu tô vivenciando aqui. Acho que o mais legal é ter essa plataforma bastante dinâmica, bastante divertida e ao mesmo tempo informativa, construída com muito cuidado para que a gente tenha uma boa jornada.” Jean Rocateli. 

Aproveite o cupom de desconto! 

Assim como o Jean, você também pode migrar para a área de ciência de dados. A melhor parte? Nós conseguimos um super desconto e você também pode começar a estudar no bootcamp da TripleTen, usando o nosso cupom exclusivo: FUTUROBR30!

Mas não perca tempo, porque as novas turmas iniciarão em breve!

Últimas

HCLTech informa receita de US$ 13,3 bilhões no ano fiscal de 24, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior

27/04/2024

Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e combinação...

Categorias