Anúncios
Imagina se você pudesse, ao adotar um cachorro ou plantar uma jabuticabeira, obter um desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Pois é o que está acontecendo para quem mora em Quinta do Sol (PR) ou Sabará (MG).
Essa prática, ainda que rara, tem sido adotada pelos municípios como forma de incentivo à adoção de animais ou até de restauro de centros históricos. Além dos descontos curiosos, há alguns de ordem humanitária, como os para pessoas com doenças graves.
Anúncios
Veja abaixo alguns exemplos:
Adotar cães de rua

Cidade: Quinta do Sol (PR)
Anúncios
Desconto de 30% a 50%
Instituído em junho de 2019, o Programa de Resgate de Cães Abandonados, incluiu o desconto no IPTU para quem adotar um cão de rua. O desconto se dá de acordo com o tamanho do animal: 50% para cães de grande porte, 40% para médio porte e 30% para pequeno porte.
Para conseguir, é preciso assinar um termo de guarda responsável na Associação de Proteção e Bem Estar Animal Melhor Amigo, parceira da prefeitura e responsável pelo cuidado dos animais, e fazer o cadastro no governo municipal.
Plantar jabuticabeiras
Cidade: Sabará (MG)
Desconto de até 25%
Conhecida por suas jabuticabeiras, Sabará tem desde 1982 uma lei de incentivo ao cultivo da árvore. Cidadãos que tenham jabuticabeiras em seu quintal podem conseguir até 25% de desconto no IPTU.
A dedução é de 5% por jabuticabeira, limitada a cinco pés por imóvel. A árvore, no entanto, tem de ter no mínimo cinco centímetros de diâmetro. Para conseguir o benefício, é preciso entrar em contato com a prefeitura, que enviará um técnico para inspeção.
Fachadas no estilo art déco

Cidade: Goiânia
Isenção de até dois anos
A Prefeitura de Goiânia sancionou em janeiro deste ano uma lei que visa restaurar o visual tradicional da região central da cidade, inspirada na art dèco parisiense nos anos 1930.
Os lojistas que restaurarem suas fachadas para ao estilo e colocarem seus cartazes no padrão determinado podem ter até dois anos de isenção no IPTU.
Fonte: Novo Dia Jundiaí