Anúncios
Quem tem o sonho de morar na Itália tem agora uma chance de realizá-lo – e ainda ser pago por isso! A prefeitura da pequena localidade de Presicce-Acquarica, no sul do país, está oferecendo nada menos que R$ 160 mil (30 mil euros) para quem comprar uma casa e fixar residência na cidade com cerca de 10 mil habitantes – portanto, não vale para locais para férias.
O objetivo da iniciativa é tentar combater o despovoamento da região, que vê o número de moradores cair a cada ano, assim como vem acontecendo em diversas outras áreas rurais da Europa – a cidade teve 60 nascimentos no ano passado, para 150 mortes. Um dos motivos principais é a falta de empregos, que leva os jovens a saírem de seus locais de origem para tentar a vida em cidades maiores e com mais oportunidades.
Anúncios
A ajuda deverá ser usada na compra da nova casa e serve, inclusive, para reformas – o que é importante, já que a região conta com inúmeras residências centenárias que precisam de atualização.
Conhecida como uma “das aldeias mais bonitas da Itália”, ela é o resultado da união entre as cidades de Presicce e Acquarica del Capo que, desde 2019, constituem uma única entidade administrativa na região de Salento. As cidades abrigavam antigos feudos, que datam do século 10. Castelos medievais e igrejas barrocas fazem parte da bela arquitetura local.
Anúncios
Apesar de pitoresca e calma, Presicce-Acquarica abriga, em novembro, a festa de San Carlo Borromeo, com inúmeros eventos organizados por artistas de rua, e a Festa de Sant’Andrea, onde uma tradicional fogueira é acesa na cidade. Em agosto, há a Grano in Festa, um festival de culinária e música que atrai milhares de visitantes todos os anos e virou atração do calendário de verão de Salento.
Fonte: Casa e Jardim