Anúncios
Em 1962, Centralia vivenciou uma tragédia que a transformaria numa das mais famosas cidades fantasmas do mundo. Com carvão em abundância no subsolo, o município tinha como principal fonte de renda a extração do minério, mas ele também seria o responsável pelo seu fim.
Anúncios
Tudo começou com um incêndio de pequenas proporções num aterro de lixo local, mas sem ser combatido, o fogo invadiu as minas de carvão e iniciou uma destruição que dever durar mais 500 anos.
A princípio, o incêndio era de fácil controle, porém, burocracias impediram que fosse iniciado o combate ao fogo imediatamente e, conforme o tempo passava, mais as chamas se alastravam até atingir praticamente todo o subsolo da cidade.
Anúncios
Em maio de 1969, após sete anos do início do fogo, as primeiras três famílias tiveram que ser evacuadas. Mal sabiam eles que todos os habitantes de Centralia passariam por isso no futuro.
Somente 19 anos mais tarde que Centralia ganharia destaque na imprensa norte-americana, quando uma cratera de mais de 45 metros de profundidade se abriu repentinamente no solo. O incidente, que quase causou a morte de um garoto de 12 anos, provou que o incêndio era muito maior do que haviam imaginado. Em pânico, a cidade discutiu um plano de evacuação total, que foi aderido pela maioria dos habitantes. Entretanto 63 corajosos moradores decidiram permanecer no local até 1992, quando o estado da Pensilvânia condenou todos os edifícios da cidade. Oficializando o final de Centralia, em 2002, o U.S. Postal Service revogou o CEP de região (17927), a transformando oficialmente numa cidade fantasma.
Milhões de dólares em chamas
Segundo estimativas do governo local, o solo de Centralia queimará por mais 500 anos (Foto: Travis Goodspeed/Flickr)
Segundo estimativas do governo local, o solo de Centralia possui aproximadamente 50 milhões de toneladas de carvão mineral, sendo que cinco milhões de toneladas não seriam afetadas pelo incêndio. É o equivalente a US$ 400 milhões ou R$ 1,3 bilhão.Devido a isso, alguns moradores acreditam em uma conspiração do governo do estado para acabar com a cidade e a deixar “morrer”, para adquirir os direitos do minério. Conspiração ou não, a cidade ainda queimará por mais 500 anos ou até o incêndio ser controlado.
Centralia no vídeo game
Centralia é a cidade inspiradora de um dos mais famosos jogos de vídeo game de terror: Silent Hill, clássico dos anos 90. Lançado pela Konami, em 1999, o jogo se passe em uma cidade fantasma mal assombrada por seres estranhos. Na história do jogo, a localidade é marcada por uma tragédia incendiária misteriosa em seu passado.Mais tarde, em 18 de agosto de 2006, o sucesso dos videogames ganharia o cinema com o filme Terror Sillent Hill. O sucesso nos games e no cinema faz de Centralia uma das mais famosas cidades fantasma do mundo.
A cidade fantasma inspirou um jogo de vide game e um filme de terror (Foto: Mike Seidman /Flickr)
Código Postal de Centralia (17927) foi extinto em 2002 (Foto: Douglas Muth /Flickr)
Há 54 anos em chamas, cidade já teve atmosfera tão hostil quanto Saturno (Foto: Dmitry K /Flickr)
Fonte: UOL