Anúncios
Um “exército” de cerca de 3.500 macacos está levando o terror a uma cidade no centro da Tailândia.
Várias lojas e empresas foram forçadas a fechar ou mudar de cidade, os investidores suspenderam os seus investimentos e os compradores praticamente desapareceram de Lopburi. A cidade, que já foi um próspero centro de turistas que se reuniam para ver os seus macacos selvagens, foi agora completamente invadida pelos símios. Apesar dos esforços do governo para recuperar o controle da região, os macacos seguem sendo uma forte ameaça.
Anúncios
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2024/9/F/bA4ciASbAkFxBtcSEahg/blog-lopburi.jpg?quality=70&f=auto)
Alguns moradores fugiram, enquanto outros foram forçados a barricar as suas casas numa tentativa desesperada de se protegerem contra os macacos furiosos. O caos começou durante o isolamento por causa da pandemia de Covid-19. Sem pessoas para lhes dar comida, os animais se tornaram agressivos e passaram a fazer “arrastões” em busca de alimentos. Mesmo com o fim das restrições, as ruas de Lopburi continuaram praticamente desertas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2024/s/s/CQ0DhHQBCIkDTnm6BdAg/blog-lopburi-3.jpg?quality=70&f=auto)
“Vivemos numa jaula, mas os macacos vivem do lado de fora”, disse à AFP Kuljira Taechawattanawanna, moradora de Lopburi. Ela acrescentou que precisa cobrir o seu terraço para evitar que a “multidão” invada a sua casa em busca de comida.
Anúncios
Lopburi teve que estabelecer várias zonas proibidas em toda a cidade, já que algumas dessas áreas foram ocupadas por gangues rivais de macacos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_1f551ea7087a47f39ead75f64041559a/internal_photos/bs/2024/Z/B/AKz8auQc21eN3sfLvAfQ/blog-lopburi-2.jpg?quality=70&f=auto)
No início, os habitantes locais tentaram manter os animais afastados, fornecendo-lhes junk food, mas o tiro saiu pela culatra e pareceu apenas tornar os macacos mais violentos. Eles estavam dando aos macacos doces, refrigerantes e cereais – guloseimas açucaradas que na verdade tornam os macacos mais hiperativos e sexualmente ativos.
“Os alimentos açucarados podem aumentar a produtividade dos macacos e estimulá-los a reproduzirem-se mais”, disse Suttipong Kamtaptim, do Departamento de Parques Nacionais.