Anúncios
A massa de ar polar, que promove frio intenso em áreas de Santa Catarina, deve se manter até domingo (21), informou a equipe de meteorologia da Defesa Civil estadual. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a sensação térmica chegou a -17 ºC em Urupema, na Serra catarinense.
A previsão da Epagri, inicialmente, era de que a sensação fosse de -25°C em um dos pontos mais altos da cidade na noite de quinta-feira (18). A estimativa, que considera temperatura e força dos ventos, não se confirmou.
Anúncios
De acordo com a Defesa Civil, o frio intenso deve abranger amplamente o Estado até domingo, quando os termômetros podem chegar a -2ºC. Na segunda-feira (22), apenas a região da Serra catarinense deve registrar temperaturas abaixo de 5 °C. Apesar disso, um sistema alta pressão, que mantém o tempo firme, seguirá atuando no Estado.
O frio intenso ocorre após o registro de neve no Estado, primeiro do inverno em Santa Catarina. Na noite de quinta-feira (18), flocos de gelo caíram na região serrana.
Anúncios
Registros em SC
Bom Jardim da Serra registrou a menor temperatura do ano no sul do Brasil nesta sexta-feira (19). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram -6,4ºC no amanhecer.
Em Urupema, na Serra catarinense, além das temperaturas negativas, houve registro de sincelo.
Na Serra do Rio do Rastro, rodovia localizada entre Urubici, São Joaquim e Lauro Müller, houve dois pontos de congelamento na estrada. A sinalização dos trechos foi feita pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), e a estrada seguiu aberta.
Alerta
Com as temperaturas baixas, a Defesa Civil alertou para hipotermia e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias.
Confira abaixo orientações do órgão para evitar maiores problemas com o frio intenso:
- tenha atenção com a população mais vulnerável: as crianças, os idosos, os doentes e pessoas em situação de rua
- abrigue animais domésticos nas noites mais frias
- beba bastante água e se agasalhe bem
- evite locais fechados e com aglomeração e mantenha as mãos higienizadas
Fonte: G1