30 de maio, 2024

Últimas:

Chuva forte no Sudeste deixa ao menos 25 mortos

Anúncios

Até a tarde deste domingo (24), as fortes chuvas que atingem o Sudeste neste final de março deixaram ao menos 20 óbitos confirmados, 17 no Espírito Santo e 8 no Rio de Janeiro.

No RJ, as chuvas se concentraram mais na Região Serrana do estado, apesar de também ter chovido forte em partes da Baixada Fluminense. Em Santa Cruz da Serra, município de Duque de Caxias, na Baixada, um homem se afogou depois que o caminhão que dirigia caiu em um rio. Em Petrópolis, na Região Serrana, quatro pessoas morreram em um desabamento. Em Teresópolis, também na Região Serrana, dois óbitos foram confirmados. Em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, um homem morreu depois de ser atingido por um raio

Anúncios

O meteorologista Cesar Soares explicou que a cidade de Petrópolis registrou um acumulado de 320 milímetros de chuva entre a tarde de sexta e a manhã de sábado. Esse volume supera a média para todo o mês de março, que é de 250 mm

No ES, as chuvas deixaram mortos em Mimoso do Sul e em Apiacá. O balanço mais recente da Defesa Civil aponta para o risco “alto” de deslizamentos em Mimoso, Vargem Alta, Alegre e Muniz Freire – 13 municípios do Espírito Santo estão em situação de emergência.

Anúncios

Em nove municípios, o volume de chuva passou de 100 milímetros em 24 horas. Em Bom Jesus do Norte, chegou a 302 milímetros. Em Mimoso do Sul, foi de 231,8 milímetros. Ao todo, 1.200 pessoas estão desalojadas no estado (1.000 em Mimoso e 200 em Guaçuí).

BH está em risco geológico por causa da chuva (Foto: Reprodução/TV Globo)

Em MG, 8 das 9 regionais de Belo Horizonte estão sob alerta de risco geolóico. As regionais Noroeste, Oeste, Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste e Venda Nova estão, até a próxima segunda-feira (25), com alerta de risco geológico forte. Apenas a Pampulha está em risco moderado. De acordo com o órgão federal Serviço Geológico do Brasil (SGB), risco geológico é a “identificação e caracterização de áreas sujeitas a perdas ou danos causados por eventos adversos de natureza, como a chuva”. Neste caso, são áreas mais propícias a deslizamentos de terra e desabamentos.

A chuva é causada por uma frente fria que chegou da região Sul e pôs fim à onda de calor que atuou na região na semana passada. Neste domingo, essa frente fria está estacionada entre o norte do RJ e o sul do ES.

Fonte: Um Só Planeta

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios GENEBRA, Suíça, May 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) — Neste Dia Mundial Sem Tabaco, a World Vapers Alliance (WVA) está...

Categorias