17 de setembro, 2025

Últimas:

Chuva em Botucatu: Três pessoas desaparecidas, famílias desabrigadas e muita lama

Anúncios

Dezenas de pessoas estão desabrigadas em Botucatu devido à tempestade que caiu em Botucatu entre 1 h e 4 h da manhã.

Três famílias estão abrigadas no Ginásio Municipal. Segundo o Instituto de Meteorologia da UNESP de Bauru, o índice pluviométrico chegou a 122 milímetros por metro quadrado. Outras famílias receberam abrigo na casa de amigos e parentes.

Anúncios

Duas pessoas que estavam em um VW/Santana foram arrastadas pela correnteza das águas na região do Rio Capivarinha, onde a enchente cobriu uma área de aproximadamente 500 metros. Os bombeiros e a Policia estão fazendo buscas.

Na Rodovia Marechal Rondon, um carro foi ‘engolido’ pela terra, depois que um ribeirão rompeu a ponte. Há informações de que um caminhão também foi arrastado. Caminhão e motorista ainda não foram encontrados.

Anúncios

O Canil Municipal também foi atingido e voluntários estão coletando ração e toalhas para readequar o atendimento. Moradores do Lavapés contam que 2 cavalos que estavam às margens do Lavapés foram arrastados pelas correntezas, mas a informação também não foi confirmada até as 12 horas de hoje.

DOAÇÕES

Em diversos pontos estão sendo recolhidos moveis, roupas e outras doações para que as pessoas atingidas pela tempestade possam se reestabelecer. Diversos clubes de serviços, empresas e entidades estão mobilizados para receber doações.

O Fundo Social de Solidariedade de Botucatu está recebendo doações. Podem ser doadas roupas, mantimentos, produtos de higiene, roupa de cama, móveis e colchões.

As doações devem ser feitas no Fundo Social: Rua General Teles, 1434 – Centro. Telefone: 3811-1524

PONTES

Três pontes ruíram devido a pressão das águas e diversos imóveis foram alagados ao longo do Ribeirão Lavapés. De acordo com o prefeito Mário Pardini, seis pontes devem ser avaliadas, pois há suspeita de que a estrutura das cabeceiras estejam comprometidas.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Todos os bairros da região Leste estão com risco de falta de abastecimento de água, devido ao rompimento de adutoras na Rua Rafael Sampaio, onde a ponte foi derrubada pelas chuvas. Também os bairros da região Sul e Oeste estão com orientação da Sabesp para uso racional:

•Zona Leste:
Vila Mariana, Vila Maria, Jardim Brasil, Boa Vista, Bairro Alto, Jardim Bandeirantes, Jardim Ciranda, Jardim Cristina, Parque Serra Negra, Vila Cidade Jardim, Residencial Arlindo Durante, Vila Solange, Conjunto Habitacional Antônio Hermínio Dellevedove, Vila Santa Clara, Vila Contin, Vila Éden, Jardim Peabiru, Jardim Vista Linda, Parque Residencial Nazaré, Vila Auxiliadora, COHAB II, Vila Bela Vista, Jardim Dona Nicota.

• Zona Sul:
Vila Regina, Vila Santa Catarina, parte da Vila Lavapés, Vila Santa Terezinha.

• Zona Oeste:
Vila São Lúcio e Recanto Azul.

CALAMIDADE PUBLICA
O prefeito de Botucatu Mário Pardini anunciou por volta das 6 da manhã decreto de calamidade publica. A Prefeitura ainda está dimensionando o prejuízo com as pontes e prédios públicos que foram atingidos.

Com Haroldo Amaral

Talvez te interesse

Últimas

O curso de Odontologia da UniGoyazes recebeu conceito 5, nota máxima do MEC, destaque alcançado por poucos cursos no país....

Categorias