Anúncios
Os grandes volumes de chuva foram observados durante os dias 26 e 27 de dezembro no estado de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. Deslizamentos já foram observados em estradas que levam ao litoral paulista, rios transbordaram na capital e no interior de São Paulo. Choveu mais de 100 mm somente na sexta-feira em vários municípios da região de Campinas.
O Sul de Minas foi uma das áreas do Brasil onde mais choveu durante os dias 26 e 27 de dezembro, com totais acumulados superando os 100 mm.
Anúncios
No Rio de Janeiro, a chuva começou a aumentar durante a sexta-feira, 27, e choveu forte no Grande Rio.
Chuva de ZCAS
Os grandes volumes de chuva na Região Sudeste nos últimos dias estão associados com a atuação da ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul, que se organizou sobre o Brasil no dia 26 de dezembro de 2024.
Anúncios
A ZCAS continua atuando na região Sudeste até o dia 30 de dezembro, mas neste fim de semana, as áreas de chuva mais volumosas e persistentes vão se deslocar um pouco mais em direção ao centro-leste e norte de Minas Gerais, ao Rio de Janeiro e para o Espírito Santo. A chuva diminui sobre o estado de São Paulo não só em volume, mas também em frequência.
Previsão para o último fim de semana de 2024
Confira como fica o tempo nos estados da Região Sudeste no fim de semana
São Paulo
No último fim de semana de 2024, a maioria das áreas do interior e do litoral Paulista, e também a grande São Paulo, voltam a ter a presença do sol em alguns períodos, mas sempre com muita nebulosidade. Ainda há condições para chuva a qualquer hora. A temperatura tem uma ligeira elevação por causa do dos períodos com o sol e por isso algumas pancadas de chuva com raios podem voltar a acontecer à tarde ou à noite. O oeste de São Paulo, região de Presidente Prudente, terá sol forte e pouca chuva no fim de semana.
- A Grande São Paulo, o litoral e todo o leste do estado de São Paulo vão ter diminuição da chuva, com chance de um pouco de sol, mas a quantidade de nuvens será grande tanto no sábado quanto no domingo. Por isso, a temperatura não sobe muito.
Rio de Janeiro
O estado do Rio de Janeiro passa o último fim de semana de 2024 em alerta para muita chuva. A frente fria que se associa às áreas de chuva da ZCAS pelo interior do Sudeste avança lentamente pelo litoral fluminense neste sábado, 28. A chuva aumenta também no Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. Várias áreas do estado devem acumular mais de 100 mm somente neste fim de semana. A previsão é de grandes volumes de chuva também para a região Serrana Fluminense.
- Para a cidade do Rio de Janeiro, a previsão é de acumulados de chuva entre 120 e 140 mm para o período entre a noite do dia 27 de dezembro e o final do domingo, dia (29/12). A média de chuva da capital em dezembro fica em torno de 145 mm.
Minas Gerais
O último fim de semana de 2024 será marcado por muita chuva na maioria das regiões de Minas Gerais. Tanto no sábado, 28, quanto no domingo, 29 de dezembro, a chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer sobre áreas do Sul de Minas, da Zona da Mata Mineira e Grande Belo Horizonte. Mas o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba ficam em alerta para temporais.
- Pela medição do Instituto nacional de meteorologia, a chuva de dezembro já superou a média em Belo Horizonte. Em 27 dias choveu 357,3 mm, sendo que a média para este mês é de 339,1 mm.
No extremo norte mineiro, na divisa com a Bahia, e no Vale do Jequitinhonha, o calor ainda será intenso e pode ficar em torno dos 39°C em alguns locais. No sábado, 28, poucas pancadas de chuva são esperadas nestas áreas, mas as condições para chuva aumentam na tarde do domingo.
No Vale do Rio Doce e Noroeste mineiro, as pancadas de chuva tendem a ocorrer ainda de forma isolada, principalmente à tarde e à noite, e faz calor no fim de semana
Com Climatempo