07 de setembro, 2024

Últimas:

Chuva atrapalha e PM descarta resgatar corpos de vítimas de acidente com helicóptero nesta sexta

Anúncios

A Polícia Militar descartou resgatar nesta sexta-feira (12) os corpos das quatro vítimas do acidente com o helicóptero que caiu em Paraibuna (SP). A operação de resgate foi prejudicada pelo tempo chuvoso na região.

Chuva atrapalha chegada de equipes em local onde helicóptero caiu em SP (Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Segundo a Polícia Militar, a retirada dos corpos do local do acidente será realizada neste sábado (13).

Anúncios

“Policiais Militares do Comando de Aviação e do Corpo de Bombeiros permanecerão na mata durante a noite e madrugada, mantendo a preservação da área e preparando a exfiltração que ocorrerá amanhã [sábado]”, diz a nota.

Apesar das forças de segurança focarem no resgate dos corpos dos quatro ocupantes da aeronave, que estava desaparecida há 12 dias, não há um prazo para isso acontecer.

Anúncios

Helicóptero encontrado em Paraibuna (Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Desde a tarde, a chuva atrapalha a chegada das equipes de resgate ao local onde o helicóptero que estava desaparecido foi encontrado. A área fica na zona rural de Paraibuna, em um ponto de difícil acesso.

A aeronave foi localizada em uma fazenda, em região de difícil acesso. O local fica a 11 quilômetros de onde ele chegou a pousar, em Paraibuna, e a 100 de distância do Campo de Marte, de onde ele decolou no dia 31 de dezembro. Ilhabela, que seria o destino da aeronave, fica a 42 km do ponto da queda.

Uma base montada na região onde a aeronave foi encontrada vai apoiar as equipes da Polícia Militar, Civil e Força Aérea Brasileira na operação de retirada dos corpos e destroços do local do acidente. Nesta sexta, no entanto, a chuva atrapalhou o trabalho.

Destroços com identificação do helicóptero encontrado no dia 12 de janeiro de 2024 pela Força Aérea Brasileira na cidade de Paraibuna, no interior de São Paulo (Foto: Divulgação)

Por volta das 16h, o trabalho aéreo foi suspenso por causa das condições meteorológicas. A operação aérea noturna também foi descartada.

“Por ora está suspensa a operação com as aeronaves. Para manter a segurança das operações, optamos por não realizar o término das infiltrações que a gente estava realizando com o pessoal do Corpo de Bombeiros e equipamentos”, explicou Major Cezar Augusto Silva, do Comando de Aviação da PM.

Por isso, peritos da Polícia Civil e técnicos da Força Aérea Brasileira (FAB) se deslocaram por terra ao local onde a aeronave foi encontrada. O trabalho de perícia foi iniciado por volta das 18h.

O local fica a 3 km da base montada pelas forças de segurança. A trilha leva ao menos uma hora até o local, sendo que um trecho fica em área íngreme de mata fechada.

A Capitã Natália Giovanini, da PM, informou que, na manhã de sábado (13), as equipes vão decidir como será o resgate dos corpos. Se as condições meteorológicas permitirem, será com aeronaves. Caso o tempo continue ruim, será preciso elaborar um plano de remoção terrestre.

Policiais abrem espaço para pousos em área de mata próximo ao local onde helicóptero caiu em SP (Foto: Arquivo Pessoal)

Confira a nota da PM na íntegra

A Polícia Militar esclarece que, devido ao início do período noturno e à deterioração das condições meteorológicas na região, os corpos não serão removidos na data de hoje.

Policiais Militares do Comando de Aviação e do Corpo de Bombeiros permanecerão na mata durante a noite e madrugada, mantendo a preservação da área e preparando a exfiltração que ocorrerá amanhã.

A Polícia Militar atua na ocorrência com três helicópteros, além do policiamento de área da região e do policiamento Ambiental.

Na primeira oportunidade amanhã, considerando as condições meteorológicas e o nascer do sol, será iniciada a exfiltração.

Bombeiros devem pernoitar para preservar área onde helicóptero foi encontrado em Paraibuna — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Bombeiros devem pernoitar para preservar área onde helicóptero foi encontrado em Paraibuna — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

Helicóptero encontrado

Equipes de buscas das polícias Militar e Civil de SP localizaram na manhã desta sexta-feira (12), numa área de mata em Paraibuna (SP), o helicóptero que estava desaparecido desde 31 de dezembro. No fim da manhã, a Polícia Militar confirmou a morte dos quatro tripulantes.

A cidade de Paraibuna fica na região do Vale do Paraíba. O município fica a 120 quilômetros de distância do Campo de Marte, em São Paulo, local de onde o helicóptero havia decolado, e a cerca de 80 quilômetros de Ilhabela, Litoral Norte do estado, destino final do voo.

A localização da aeronave foi informada pela Polícia Militar de São Paulo pelas redes sociais. Na postagem, a PM afirma que a aeronave foi encontrada pelo Águia 24:

Na imagem divulgada pela Polícia Militar, é possível ver uma clareira entre a vegetação e o que seriam os destroços da aeronave entre as árvores (veja abaixo).

O jornalista César Tralli, da TV Globo, apurou que o helicóptero H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira, se deslocaria até o local com uma equipe especial de resgate formada por nove pessoas. Por volta de 10h45, um grupo descia de rapel na área do acidente para investigar o caso.

Helicóptero que estava desaparecido é achado em SP (Foto: Divulgação/@PMESP)

Os ocupantes do helicóptero são:

  • Luciana Rodzewics, de 45 anos;
  • Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, de 20 anos (filha de Luciana);
  • Raphael Torres, 41 anos (amigo de Luciana e Letícia);
  • Cassiano Tete Teodoro, de 44 anos (o piloto).
Ocupantes do helicóptero que estava desaparecido em São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo
Ocupantes do helicóptero que estava desaparecido em São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Operação desencadeada nesta sexta-feira (6) por policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Botucatu, e coordenada pela...

Categorias