04 de julho, 2025

Últimas:

Chuva altera nível do Rio Tietê e comportas de hidrelétrica de Barra Bonita são abertas

Anúncios

Ponte Campos Salles, que liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê, foi interditada (Foto: TV TEM/Reprodução)

O excesso de chuva durante a semana levou a abertura das comportas da usina hidrelétrica de Barra Bonita (SP). A força e o volume da água invadiram avenidas de Igaraçu do Tietê e Barra Bonita, que ficam às margens do rio Tietê. Devido à cheia, a ponte Campos Salles, que liga cidades, está interditada.

Avenidas de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê ficaram tomadas pela água (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)
Avenidas de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê ficaram
tomadas pela água (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)

A empresa que opera as hidrelétricas no rio informou que teve que aumentar a vazão das barragens devido ao volume de chuva dos últimos dias e que o procedimento é de rotina. O nível da água do rio subiu de três a quatro metros. Por segundo, são 2,2 mi de litros de água que passam pelos vertedouros. Na marina, a água avançou 50 metros da margem.

Anúncios

Os moradores do Centro-Oeste Paulista aproveitam o período para registrar a cheia do rio. É o caso do estudante Marcos Eduardo Fornaro. “É uma coisa impressionante. Aí eu resolvi passar por aqui e resolvi tirar as fotos para a internet, porque é uma coisa que a gente nunca vê quase.”

O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo informou que a navegação na hidrovia Tietê-Paraná continua, mas por medida de segurança, as eclusagens dos comboios de carga não estão sendo realizadas.

Anúncios

“Realmente o Centro Turístico nosso está localizado às margens do reservatório da hidrelétrica e logo que a gente detectou esse grande volume de água, a AES Tietê, que é a concessionária de energia nos comunicou e vem comunicando de hora em hora. A prefeitura municipal prontamente já disponibilizou uma equipe que fica de plantão para dar o suporte necessário a toda orla turística, bem como os estabelecimentos comerciais”, explica o Secretário de Planejamento Urbano e Obras Públicas de Barra Bonita, Antônio Bestana Neto.

Na marina, água avançou 50 metros da margem do rio (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)
Na marina, água avançou 50 metros da margem do rio (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)
Volume de água do rio Tietê invadiu área de quiosques (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)
Volume de água do rio Tietê invadiu área de quiosques (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)

Fonte: G1

Talvez te interesse

Últimas

Anúncios Três mulheres foram presas em flagrante nesta quinta-feira (3) em Botucatu, no interior de São Paulo, acusadas de aplicar...

Categorias