20 abril, 2024

Últimas:

China usa 222 milhões de litros de água para produzir neve nas Olimpíadas de Inverno

Anúncios

Elemento básico das Olimpíadas de Inverno, a neve foi uma “questão” para a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. Isso porque, apesar das temperaturas extremas, como as registradas nesta quinta-feira (-21º), não há quantidade suficiente para compor as pistas de esqui.

Se não há neve natural, cria-se então opções artificiais. 100 geradores e 300 canhões com tecnologia europeia transformam água em flocos e se encarregam da missão. O que mais impressiona, no entanto, é a quantidade de água utilizada neste processo: 222 milhões de litros – o suficiente para encher 85 piscinas olímpicas.

Anúncios

Neve Artificial — Foto: Divulgação
Neve Artificial (Foto: Divulgação)

A alternativa, no entanto, causa bastante polêmica, já que vai contra o discurso chinês de produzir uma edição sustentável de Jogos Olímpicos. Apesar do reaproveitamento de cinco estádios construídos para as Olimpíadas de Verão de Pequim 2008 e da redução de carbono, economizar água não foi prioridade para a China.

Pista Snowboard — Foto: Getty
Pista Snowboard (Foto: Divulgação)

E é importante destacar que Pequim sofre com racionamento de água. A capital chinesa tem apenas 185 metros cúbicos de água per capita por ano para 21 milhões de habitantes, menos de um quinto do que é necessário de acordo com os parâmetros da ONU.

Anúncios

Zhangjiakou, China — Foto: Getty
Zhangjiakou, China (Foto: Divulgação)

Primeira brasileira a competir nos Jogos de Pequim 2022, Sabrina Cass falou sobre as condições da pista artificial do esqui estilo livre moguls, localizada em Zhangjiakou, região que fica a quase 200 quilômetros da capital chinesa.

– Não é tão ruim não. Tipo, tá meio duro, mas eu nasci esquiando em Vermont e lá tem muitas pedras de gelo o tempo todo então eu estou meio acostumada com os percursos já assim – explicou Sabrina.

Pista Esqui Moguls — Foto: Getty
Pista Esqui Moguls (Foto: Getty)

Além da atleta do moguls, outros quatro brasileiros também disputarão os Jogos em modalidades da neve. Manex Silva, Duda Ribeira e Jaqueline Mourão estarão nas provas do esqui cross country. Enquanto Michel Macedo participará do esqui alpino.

Fonte: G1

Últimas

Produção de plástico deve triplicar até 2060

Produção de plástico deve triplicar até 2060

20/04/2024

Geração de produtos plásticos colabora com poluição dos oceanos, aumentando de 23 a 37 milhões de...

Categorias