06 de julho, 2024

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China reivindica 10 recordes mundiais para nova ponte/túnel

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Em junho, a China inaugurou o Shenzhen-Zhongshan Link, um sistema de pontes com um túnel marítimo localizado na província de Guangdong, no sul do país. E, segundo o governo chinês, a maravilha arquitetônica quebra 10 recordes mundiais – embora alguns sejam muito específicos.

Shenzhen-Zhongshan Link — Foto: Reprodução/X
Shenzhen-Zhongshan Link (Foto: Reprodução/X)

O Shenzhen-Zhongshan Link foi criada para solucionar o problema de locomoção em uma das regiões mais povoadas da China. São 24 km que ligam as duas cidades, localizadas em margens opostas do Rio das Pérolas. Embora o tamanho do empreendimento não seja um destaque, ele conta com um túnel subaquático que fica em meio a ponte e passa entre duas ilhas artificiais.

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O sistema oferece, ainda, mais pontes que conectam as ilhas às cidades.

    Com oito faixas que permitem velocidades de até 100 km/h, a ligação aparentemente reduz o que normalmente seria uma viagem de duas horas para apenas 30 minutos. Após sete anos de construção, a ponte foi finalmente inaugurada em 30 de junho.

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    Shenzhen-Zhongshan Link — Foto: Reprodução/X
    Shenzhen-Zhongshan Link (Foto: Reprodução/X)

    De acordo com o New Atlas, o Shenzhen-Zhongshan Link estabelece 10 novos recordes mundiais. Porém, eles não são registros básicos como ‘a ponte mais longa do mundo’, por exemplo. Na verdade, são aspectos bem específicos. Aqui está a lista:

    • Maior vão para uma ponte suspensa de viga em caixa de aço totalmente offshore;
    • Plataforma mais alta da ponte;
    • Maior espaço de navegação para uma ponte marítima;
    • Maior âncora de ponte suspensa offshore;
    • Maior velocidade de teste de resistência ao vento para uma ponte suspensa;
    • Maior plataforma de ponte de aço com pavimentação de asfalto epóxi;
    • O túnel de tubo imerso de duas vias e oito pistas mais longo;
    • O maior túnel subaquático de aço e tubo imerso em concreto;
    • Maior volume fundido para um tubo imerso em casca de aço usando concreto autoadensável;
    • O batente de água em forma de M mais largo e repetidamente dobrável usado na junta final de um túnel de tubo imerso.

    Segundo a China, a construção também é o primeiro intercâmbio subaquático de vias expressas e aeroportos do mundo.

    Outra curiosidade do projeto é que uma equipe de 14 robôs patrulha constantemente o túnel, monitorando as tubulações e cabos que mantêm tudo funcionando perfeitamente.

    Fonte: Época

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