30 de maio, 2024

Últimas:

China realiza primeiro teste do seu novo e maior porta-aviões de todos os tempos

Anúncios

O porta-aviões chinês Fujian realizou nesta quarta-feira seus primeiros testes marítimos, num passo fundamental no fortalecimento das Forças Armadas do país, informou a mídia estatal.

O Fujian é o terceiro porta-aviões da China, depois dos navios Liaoning e Shandong, e é o maior navio que a Marinha chinesa já teve em sua história.

Anúncios

Fujian: o terceiro porta-aviões da China, depois dos navios Liaoning e Shandong (Foto: Reprodução de vídeo)

A embarcação deixou o estaleiro Jiangnan, em Xangai, às 8h (hora local) para “testar principalmente a confiabilidade e a estabilidade dos sistemas elétricos e de propulsão”, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.

A China expandiu sua força naval nos últimos anos para aumentar a presença no Pacífico e desafiar o sistema de aliança regional liderado pelos Estados Unidos.

Anúncios

Fujian deixou o estaleiro Jiangnan, em Xangai para ‘testar sistemas elétricos e de propulsão’ (Foto: Reprodução de vídeo)

As tensões têm sido especialmente evidentes no Mar da China Meridional, que Pequim reivindica quase na sua totalidade, e em Taiwan, a ilha autônoma que a China considera parte do seu território.

Um relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA, citando o Pentágono, observou que a China tem a maior Marinha do mundo e terá 435 navios até 2030.

    O reforço visa “abordar militarmente a situação em Taiwan, se necessário”, bem como “alcançar um maior grau de controle ou domínio sobre a região marítima próxima da China, especialmente o Mar do Sul da China”, segundo o relatório.

    Analistas do think tank CSIS em Washington disseram que o Fujian possui sistemas avançados de decolagem, que permitirão à Força Aérea usar aviões com mais carga e combustível.

    Fonte: G1

    Talvez te interesse

    Últimas

    Anúncios Veronyka Oliveira Silva – 11 anos Sepultamento Cemitério Jardim 30/05/24 às 17h Não há informação sobre o velório Anúncios...

    Categorias