26 abril, 2024

Últimas:

Chile mantém fronteiras fechadas, mas alivia lockdown em Santiago

Anúncios

As autoridades de Saúde do Chile anunciaram nesta segunda-feira (26) que irão prorrogar o fechamento das fronteiras do país por mais 30 dias, enquanto os hospitais permanecem próximos da lotação – ainda que o número de casos de Covid-19 tenha caído nas últimas semanas.

Nas últimas duas semanas, a média de casos confirmados de novas infecções pelo coronavírus caiu cerca de 7%, segundo o balanço do Ministério da Saúde do país. A taxa de positividade – que mede a razão entre testes realizados e resultados positivos, também vem caindo.

Anúncios

Apesar das recentes quedas, o número continua alto: nesta segunda, 6.078 novas infecções foram registradas – 3 mil a menos que o registrado durante um pico da doença, em 9 de abril, com o recorde de 9.171 casos.

O ministro da Saúde, Enrique Paris, disse em entrevista coletiva que há sinais de melhora na situação da pandemia no Chile, mas que ainda está longe de acabar.

Anúncios

“A situação sanitária está mostrando alguns sinais de melhora. Estamos vendo mudanças, mas isso não significa que precisamos parar de lutar”, disse Paris.

Chilenas mostram seus cartões de vacinação atualizados após receberem a 2ª dose da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 do laboratório Sinovac, em um asilo em Santiago, no Chile, em 5 de março de 2021. Entre elas, sentado, está o Ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris  — Foto: Esteban Felix/AP
Chilenas mostram seus cartões de vacinação atualizados após receberem a 2ª dose da CoronaVac em um asilo em Santiago, no Chile. Entre elas, sentado, está o Ministro da Saúde do Chile, Enrique Paris (Foto: Reprodução)

O Chile conduz uma das mais rápidas campanhas de vacinação no mundo – metade de sua população prioritária já foi imunizada com uma dose de vacina contra a Covid-19. 38,8% das pessoas dos grupos prioritários já receberam as duas.

A vacinação no país fez com que as internações hospitalares caíssem entre os mais velhos, que já foram vacinados. Mas entre a população mais jovem e ativa os números de hospitalizações estão maiores, de acordo com as autoridades de saúde do país.

Lockdown em Santiago

Os responsáveis pelo controle da pandemia na capital anunciaram uma redução gradual do regime de lockdown em Santiago, após um mês de confinamento rígido.

Sete bairros, a maioria deles na região mais abastada, no leste da cidade, poderão sair do lockdown durante os dias de semana e as escolas serão reabertas se cumprirem com medidas sanitárias rígidas.

Os testes e rastreamentos serão intensificados, com unidades móveis de testes instaladas em shoppings, estações de metrô e restaurantes.

Vai haver um melhor rastreamento após surtos em locais de trabalho, além de mais funcionários para fiscalizar pessoas em quarentena e acabar com reuniões e festas clandestinas.

Fonte: Yahoo!

Últimas

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

Brasileiros buscam oportunidades de investimentos livres de Imposto de Renda

26/04/2024

Com o IR em alta, brasileiros buscam alternativas para aumentar rendimentos e simplificar obrigações fiscais. Investimentos...

Categorias