“Nunca vimos algo desse tamanho, nunca na história do Chile. E a verdade é que os bombeiros estão fazendo tudo o que é humanamente possível, e vão continuar fazendo, até que o fogo seja contido e controlado”, disse a presidente Michelle Bachelet, ao visitar uma região bastante atingida.
Anúncios
Três bombeiros foram mortos em 15 de janeiro, e outros três estão gravemente feridos. A imprensa local disse nesta quarta que outro bombeiro e dois policiais haviam morrido.
Incêndios florestais são eventos regulares nos verões áridos e quentes do Chile, mas uma seca de quase uma década combinada com temperaturas bastante altas criaram as condições atuais.
Anúncios
Ajuda internacional da França, dos EUA, do Peru e do México tem chegado ao Chile, enquanto o fogo atinge serras e cidades vizinhas, queimando casas, fábricas e vinhedos da região. O país declarou estado de emergência na semana passada.
Ao todo, 85 incêndios diferentes foram registrados, cobrindo cerca de 190 mil hectares, mais que o dobro da área da cidade Nova York.
Alguns dos incêndios podem ter começado de forma intencional, e houve prisões relacionadas a investigações em andamento, segundo a presidente.
Fonte: Yahoo!